
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A nutricionista e professora Fernanda Winter participou do Costa Oeste News nesta quarta-feira (17), discutindo a fundo a relação entre nutrição e saúde, e uma abordagem que vai além da contagem de calorias. A especialista compartilhou a jornada profissional e destacou como um olhar mais atento para o organismo pode transformar a qualidade de vida.
Fernanda revelou que a paixão pela área surgiu após enfrentar problemas de saúde intestinais. "Eu comecei a ter problemas intestinais, não achava profissional que me ajudasse e comecei a estudar por conta", disse a nutricionista. Ela completou, "a partir daí, eu vi um mundo totalmente diferente, que o que a gente come realmente transforma a vida."
Um dos pontos altos foi a discussão sobre a conexão entre intestino e humor, referindo-se ao órgão como o 'segundo cérebro'. "Nosso intestino é o nosso segundo cérebro, é ele que controla nosso humor, nossas emoções, tudo." A especialista alertou para os efeitos negativos da retenção de toxinas: "A retenção de toxinas pode mudar seu humor, você fica mais irritado, tem dor de cabeça, tem insônia."
A nutricionista também detalhou a abordagem de trabalho, a nutrição integrativa funcional. Segundo ela, o método busca a causa raiz dos problemas, sejam eles obesidade, questões intestinais ou outros. "Eu não vejo só o que o paciente come. Eu vejo toda a rotina dele, como ele dorme, o nível de estresse, a história de vida, exames laboratoriais, a genética", explicou.
Por fim, Fernanda Winter deu dicas valiosas para uma vida mais saudável, começando por atitudes simples ao acordar. "A primeira atitude que você tem que fazer é tomar água. Tomar, no mínimo, 300 ml. O ideal é 500 ml", aconselhou. Ela também ressaltou o sono de qualidade, a higiene do sono e uma alimentação equilibrada para o controle do peso e de hormônios.
Fonte: Costa Oete News