Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Ratinho Junior e presidente do Paraguai visitam obras dos acessos da Ponte da Integração

Agora, a autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) está concluindo os acessos à ponte.

  • 09/09/2025
  • Foto(s): Jonathan Campos/AEN
  • Região
Ratinho Junior e presidente do Paraguai visitam obras dos acessos da Ponte da Integração

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram nesta segunda-feira (8) a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda em Foz do Iguaçu, que liga a cidade do Oeste paranaense à paraguaia Presidente Franco. Concluída em 2023, a obra é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Itaipu Binacional, que financiou o projeto, tocado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Agora, a autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) está concluindo os acessos à ponte. No final de agosto, a Perimetral Leste chegou a 75% de execução. Com cerca de 15 quilômetros de extensão, a nova rodovia terá seis viadutos e duas aduanas e vai ligar a BR-277 à Ponte da Integração. A parte alfandegária do Paraguai já foi concluída e o presidente entregou simbolicamente a chave durante a visita.

Estamos finalizando essas obras de acesso, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, para fazer a entrega para a população desta que é uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão livre da região”, afirmou Ratinho Junior. 

Já foram investidos cerca de R$ 101 milhões na obra até o momento, recursos da Itaipu Binacional, graças também à parceria entre a hidrelétrica, o Governo do Paraná e o governo federal. 

Já a Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebeu mais de R$ 460 milhões em investimentos. A ideia é que a obra desvie o trânsito pesado da Ponte de Amizade, que liga Foz à Cidade do Leste, e vai facilitar o escoamento da produção entre os dois países, principalmente o transporte de cargas que vai do Paraguai ao Porto de Paranaguá.

O acesso do lado paraguaio já foi concluído, inclusive a parte alfandegária. O governo está finalizando, porém, as obras de outra ponte que faz ligação ao interior do estado de Alto Paraná. “Para nós é muito importante o avanço da integração física entre as duas regiões. Brasil e Paraguai são países irmãos, Paraná e o departamento de Alto Paraná são estados irmãos e essa ponte, que foi sonhada por muitos anos, já é uma realidade e está muito perto de ser liberada”, afirmou Santiago Peña.

A estrutura foi construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina, a ponte estaiada conta com duas torres de sustentação com 120 metros de altura cada. Ela tem duas pistas simples, com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Fonte: AEN

Autor do post