Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Do tradicional pesque e pague a restaurante referência no Oeste do Paraná

Cooperados da Cresol implementam melhoria constante com foco no cliente e completam 25 anos de história.

  • 05/09/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Do tradicional pesque e pague a restaurante referência no Oeste do Paraná

Um ambiente agradável e acolhedor, com o diferencial de ser uma chácara dentro da cidade, este é o restaurante Pesque e Prosa em Medianeira (PR). Em uma área total de 20 mil metros quadrados, a história do Pesque e Prosa iniciou com a família do Janio Schek em uma pequena estrutura para pesca, limpeza de peixe e restaurante.  Desde o ano 2000 o espaço recebeu ampliações e melhorias que atraem o público de toda a região e consolidam a trajetória dos cooperados da Cresol com sucesso no ramo gastronômico e experiência do cliente. 

“Antigamente ter uma comida boa era o que fazia você ter sucesso, hoje você precisa mais do que isso”, comentou Luciane Schek, proprietária. Ela relata sobre os aprendizados da vida de empreendedora, a necessidade de buscar cada vez mais conhecimento, inovar e atender as expectativas dos clientes, e quando questionada sobre os principais desafios da atividade, responde prontamente: pessoas. Quem atua com um restaurante tem o desafio de manter a equipe organizada e motivada, quando a maioria está no lazer, eles estão no trabalho. Os proprietários participam de mentorias especializadas, dentre elas o projeto de Empreendedorismo Urbano da Cresol em 2024 para contribuir com a evolução do empreendimento.

O casal Luciane e Janio se complementam na gestão do Pesque e Prosa, ela formada em assistente social, carrega consigo um carisma natural e empatia, fica responsável pelo marketing e demais atividades que envolvem recursos humanos. Janio, com perfil analítico e detalhista, fica com gestão financeira, compras, fluxo de caixa e ideias para melhoria. 

Na evolução constante, a área construída atual do Pesque e Prosa está em mais de 1.000 metros quadrados, dentre as ampliações a família acessou a linha do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) – vinculado ao Ministério do Turismo – com apoio da Cresol, o local conta também com 6.000 metros quadrados de açudes para área de pesca, com clientes fidelizados e mensalistas que utilizam o espaço com frequência. 

Com foco claro em atendimento do cliente, o casal foi pioneiro no município para implantar um espaço kids com monitor, necessidades percebidas ao longo do tempo, a medida em que eles também se tornaram pais.  “A gente sempre trabalhou pensando no cliente, de como o cliente gosta de ser atendido e buscando entregar o melhor, com agilidade em todos os pedidos”, relata Janio, ao mencionar que hoje o carro-chefe do estabelecimento é o buffet de pizzas e massas, mas mantem a opção de porções e pizzas à la carte, música ao vivo, bebidas e delivery. 

Desafios superados e a visão do futuro

O casal se emociona ao relatar as inúmeras vezes que já pensaram em desistir, os choros nos bastidores, o ânimo e fé que exerceram ao longo dos 25 anos e afirmam com convicção a origem da motivação diária: família e clientes. Por falar em família, o Pesque e Prosa é reconhecido como um ambiente familiar,  

“Gratidão as pessoas, por escolherem a gente, escolherem o Pesque e Prosa, terem esse amor e esse carinho. A nossa família e os nossos clientes são a nossa motivação principal hoje”, comenta Luciane. 

Na produção de peixes Janio também conta com o apoio da Cresol, realiza seus custeios pecuários com a cooperativa. As soluções financeiras da Cresol também estão presentes nas máquinas de cartão de crédito, o empresário comenta que atualmente 

mais de 80% do fluxo de caixa opera digitalmente.  

Sucesso é tão visível que no inverno, período de baixa temporada, o empreendimento atendeu mais de 12 mil pessoas no mês de junho de 2025. “Sucesso é você entender que os projetos que talvez você pensou que um dia poderiam dar certo e hoje deram certo, é a gente entender que o Pesque e Prosa é a nossa família e a família de todas as pessoas que estão aqui”, relata Luciane emocionada.  

A visão empreendedora segue com obras nos próximos dias para ampliação da cozinha. “Temos muito orgulho e gratidão de tudo que conseguimos conquistar até hoje, mas a gente não para aqui. Sempre estamos em busca de melhorias, sempre em busca de novos projetos pra melhor atender o cliente”, concluiu Janio ao fazer um balanço dos 25 anos de história e prospectar o futuro. 

Fonte: Assessoria

Autor do post