Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Caminhada do Meio-Dia reforça legislação estadual de combate ao feminicídio

Marcada para o próximo dia 22 de julho, a mobilização visa conscientizar a sociedade.

  • 15/07/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Caminhada do Meio-Dia reforça legislação estadual de combate ao feminicídio

Ao todo, 150 municípios do Paraná confirmaram até a tarde desta segunda-feira (14) a realização da 3ª Caminhada do Meio-Dia contra o Feminicídio, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do governo do Paraná. Marcada para o próximo dia 22 de julho, a mobilização visa conscientizar a sociedade e promover rupturas culturais necessárias para o fim da violência contra a mulher.

A 3ª Caminhada do Meio-Dia integra a programação promovida pelo Poder Público no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado por meio de lei de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PP). A data é prevista hoje nos artigos 258 e 259 do Código da Mulher Paranaense (Lei Estadual nº 21.926/2024), que preveem a realização de debates, seminários e outros eventos relacionados ao feminicídio. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. Ela foi assassinada pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava.

“A cada ano, vemos a campanha crescer com ações efetivas, como a Caminhada do Meio-Dia. Isso mostra que o poder público e a sociedade estão mais atentos e dispostos a lutar contra esse tipo brutal de violência. Que esse dia siga nos lembrando da urgência de proteger vidas femininas, fortalecer políticas públicas e nunca silenciar diante da violência”, frisou Silvestri.

Em Curitiba, os manifestantes se concentrarão na Praça Santos Andrade. De lá, seguirão em caminhada até a Boca Maldita. A realização do ato no horário normalmente dedicado ao almoço “foi escolhido por representar um momento simbólico da rotina feminina, quando muitas estão em casa cuidando dos filhos, no intervalo do trabalho ou próximas às pessoas que amam”, de acordo com a pasta. “É justamente nesse momento de cuidado e presença que queremos reforçar que as mulheres não estão sozinhas. A sociedade precisa caminhar junto no enfrentamento à violência e ao feminicídio”, afirmou a titular da Semipi, secretária Leandre Dal Ponte.

A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro (PSD), participará da mobilização em Londrina, no Norte do Estado. A 3ª Caminhada Meio-Dia visa “somar forças num movimento de conscientização, memória e resistência. É um grito coletivo em defesa da vida e pela paz, para que nenhuma mulher mais sofra calada ou sozinha”, ressaltou a parlamentar.

Para a deputada Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina da Alep, o dia 22 de julho nos relembra o quanto o silêncio e a omissão custam vidas. “Não podemos normalizar o medo. Precisamos de justiça, prevenção e, acima de tudo, respeito. O enfrentamento ao feminicídio é urgente e deve ser prioridade de toda a sociedade”, destacou. No último dia 24, o colegiado se reuniu para discutir a realização do evento junto a Dal Ponte.

Adesão

Dados da Semipi mostram que a mobilização ganha cada vez mais força. Na primeira edição, em 2023, 74 municípios promoveram a Caminhada do Meio-Dia. O número passou para cerca de 103 no segundo ano, em 2024 - um aumento de 39%. Os 150 municípios confirmados até então representam um crescimento de 45% na adesão frente à mobilização anterior.

As prefeituras têm até esta terça-feira (15) para formalizar adesão à caminhada, realizada com o apoio de entidades da sociedade civil organizada e empresas, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o grupo CASE IH.

A Semipi sugere que as participantes usem roupas brancas, propondo uma mensagem de paz e união na construção de uma sociedade livre de qualquer forma de violência contra as mulheres. Em Curitiba, a concentração será mais uma vez na Praça Santos Andrade, de onde os participantes seguirão em caminhada até a Boca Maldita.

Lista de municípios confirmados

Almirante Tamandaré, Altônia, Antonina, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Bandeirantes, Santa Mariana, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cambará, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Carlópolis, Cascavel, Castro, Catanduvas, Centenário do Sul, Cianorte, Colombo, Contenda, Corbélia, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Douradina, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Entre Rios do Oeste, Fazenda Rio Grande, Florestópolis, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioerê, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inajá, Indianópolis, Ipiranga, Irati, Itambé, Ivaiporã, Jaguapitã, Jesuítas, Jussara, Lapa, Laranjal, Laranjeiros do Sul, Leópolis, Loanda, Lobato, Londrina, Mallet, Mandaguari, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marialva, Maria Helena, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Matinhos, Mato Rico, Medianeira, Mirador, Morretes, Nova América da Colina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Palotina, Paraíso do Norte, Paranaguá, Paranavaí, Paulo Frontin, Pato Branco, Perobal, Pérola, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Barras, Rancho Alegre, Realeza, Rebouças, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, Roncador, Rondon, Sabáudia, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Inês, Santa Izabel do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jerônimo da Serra, São João, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Manoel do Paraná, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, São Tomé, Saudades do Iguaçu, Sertaneja, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Roxa, Tijucas do Sul, Tomazina, Toledo, Turvo, Ubiratã, Umuarama, União da Vitória, Virmond, Xambrê.

Fonte: Assessoria

Autor do post