Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Moradores do Barro Branco denunciam abandono de animais em São Miguel do Iguaçu

Diante do aumento de cães deixados no bairro, comunidade e poder público se mobilizam por medidas efetivas.

  • 24/05/2025
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Moradores do Barro Branco denunciam abandono de animais em São Miguel do Iguaçu

O bairro Barro Branco, em São Miguel do Iguaçu, enfrenta um problema crescente: o abandono de animais. Moradores da região denunciam a prática recorrente, com registros de veículos parando para simplesmente deixar cães à própria sorte. Diante da situação, o vereador Vando da Garagem (PSD) foi até o local para verificar as reclamações e buscar soluções para o drama dos animais e a angústia dos moradores.

Durante uma visita ao bairro, o vereador Vando da Garagem confirmou as denúncias. "A gente tem ouvido bastante reclamações de pessoas que abandonam cachorros aqui nessa região. A gente tem filmagens, tem fotos que as pessoas tiram de pessoas que encostam o carro e simplesmente larga aqui", afirmou.

A gravidade do problema foi reforçada pelo depoimento da comunitária Tati, que fez um apelo durante o programa Bom Dia Costa Oeste. "Tem que ser tomada uma atitude urgente. Há um mês uma mulher largou uma cadela lá no bairro. Aonde já se viu pegar o bichinho e ficar largando assim? como se fosse um lixo, eu tenho os meus bichinhos e não sei como o ser humano é assim. E eles acham que o barro branco, é o bairro dos cachorros, é só chegar e ir largando", desabafou Tati.


Em resposta aos apelos, o vereador Vando da Garagem informou que já entrou com uma indicação na Câmara Municipal solicitando a criação de um abrigo para cachorros. "Tá em andamento, inclusive foi publicado agora aí nos últimos dias nas redes sociais, até eu compartilhei a matéria de que já estamos tendo essa programação de castração", explicou.

Quatro instituições já estão oferecendo serviços de castração, e uma negociação importante está em andamento com a Uniguaçu, por meio do hospital veterinário. O objetivo é estabelecer uma parceria para criar um abrigo que possa acolher os animais abandonados. 

Vando da Garagem fez um apelo à responsabilidade social: "O ideal a pessoa que de repente não tem tempo para cuidar de um cão, é melhor que não faça. A gente sabe que muita gente gosta de cuidar, mas tem muita gente que não está nem aí. Ela simplesmente, pega e larga na rua, acha que é como se fosse um lixo, entendeu?". Para aqueles que não podem mais cuidar de animais, a orientação é entrar em contato com ONGs, que darão instruções sobre como proceder para o recolhimento do pet.

A expectativa é que a união entre poder público, instituições e a comunidade possa, enfim, dar uma resposta digna e amenizar o problema no bairro Barro Branco.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post