
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 16 e 21 maio uma capacitação com as cozinheiras das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o objetivo de aprimorar a gestão da alimentação escolar. O treinamento teve como foco a elaboração de fichas técnicas de todas as preparações do cardápio e o entendimento dos valores per capita, conforme orientações da Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O per capita representa a quantidade média de cada alimento utilizada por aluno e é a base para calcular os ingredientes totais das receitas. Saber esse valor evita desperdícios e garante que todos os alunos recebam a porção adequada conforme suas necessidades nutricionais.
A capacitação visou proporcionar às cozinheiras da alimentação escolar as ferramentas necessárias para auxiliar a nutricionista na elaboração de fichas técnicas e levantar os valores per capita, que são essenciais para o apoio a gestão de compras, padronização da preparação, levantamento e controle de custos, calcular a composição nutricional e transparência na fiscalização.
A secretária de Educação interina, Eliani Schemmer Frazão, destacou a importância dessa capacitação. "Essas formações são essenciais para garantir que a alimentação oferecida nas nossas escolas e CMEIs seja nutritiva, equilibrada e adequada às necessidades dos nossos alunos. Ao capacitarmos nossas cozinheiras, valorizamos o trabalho delas e reforçamos nosso compromisso com a qualidade da merenda escolar", relatou.
Componentes de uma ficha técnica deverão conter: nome da preparação, ingredientes (com medidas e quantidades), rendimento da preparação, quantidades per capita, modo de preparo (passo a passo), tempo de preparo e cozimento, composição nutricional e custo.
Ao utilizar as fichas técnicas de forma correta, elas contribuem para a promoção da saúde dos alunos, garantindo que eles tenham acesso a refeições nutritivas e de qualidade.
Fonte: Assessoria