Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo municipal de São Miguel do Iguaçu realiza capacitação sobre alimentação escolar para cozinheiras da rede municipal

O per capita representa a quantidade média de cada alimento utilizada por aluno e é a base para calcular os ingredientes totais das receitas.

  • 22/05/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Governo municipal de São Miguel do Iguaçu realiza capacitação sobre alimentação escolar para cozinheiras da rede municipal

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 16 e 21 maio uma capacitação com as cozinheiras das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o objetivo de aprimorar a gestão da alimentação escolar. O treinamento teve como foco a elaboração de fichas técnicas de todas as preparações do cardápio e o entendimento dos valores per capita, conforme orientações da Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O per capita representa a quantidade média de cada alimento utilizada por aluno e é a base para calcular os ingredientes totais das receitas. Saber esse valor evita desperdícios e garante que todos os alunos recebam a porção adequada conforme suas necessidades nutricionais.

A capacitação visou proporcionar às cozinheiras da alimentação escolar as ferramentas necessárias para auxiliar a nutricionista na elaboração de fichas técnicas e levantar os valores per capita, que são essenciais para o apoio a gestão de compras, padronização da preparação, levantamento e controle de custos, calcular a composição nutricional e transparência na fiscalização.

A secretária de Educação interina, Eliani Schemmer Frazão, destacou a importância dessa capacitação. "Essas formações são essenciais para garantir que a alimentação oferecida nas nossas escolas e CMEIs seja nutritiva, equilibrada e adequada às necessidades dos nossos alunos. Ao capacitarmos nossas cozinheiras, valorizamos o trabalho delas e reforçamos nosso compromisso com a qualidade da merenda escolar", relatou.

Componentes de uma ficha técnica deverão conter: nome da preparação, ingredientes (com medidas e quantidades), rendimento da preparação, quantidades per capita, modo de preparo (passo a passo), tempo de preparo e cozimento, composição nutricional e custo.

Ao utilizar as fichas técnicas de forma correta, elas contribuem para a promoção da saúde dos alunos, garantindo que eles tenham acesso a refeições nutritivas e de qualidade.

Fonte: Assessoria

Autor do post