Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Semana de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes começa dia 19 de maio

De acordo com registros do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu, no ano de 2024 foram registrados trinta e seis (36) casos de denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

  • 17/05/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
SMI: Semana de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes começa dia 19 de maio

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e de Educação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) irão realizar diversas ações para marcar a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, alusiva ao 18 maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na segunda-feira, 19, acontecerá a abertura da semana de mobilização e passeata para mobilizar e lembrar a população em geral sobre a importância da proteção à infância. O evento vai acontecer em frente ao Paço Municipal Abel Bez Batti, às 14h30. Após a abertura, haverá a passeata passando pela Ruas Vânio Ghellere, Farroupilha e Alfredo Chaves. 

No dia 20 de maio, terça-feira, das 09h30 às 11h30, será realizada uma blitz educativa com entrega de materiais informativos sobre a campanha. O local será a Rua Farroupilha, centro.

De 21 a 23 de maio acontecerá o espetáculo teatral ‘A flor e o palhaço’, voltado às crianças de pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental e Pestalozzi. As apresentações serão realizadas no Salão da Comunidade do Bairro Floresta, das 08h30 às 09h30 e das 14h00 às 15h30.

De acordo com registros do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu, no ano de 2024 foram registrados trinta e seis (36) casos de denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Destes, 78% eram do sexo feminino, 39% tinham menos de 12 anos e 47% dos abusos foram cometidos por um familiar como padrasto, pai ou primo e os outros 53% por alguém próximo e conhecido da criança, como vizinhos ou amigos da família.

Com essas iniciativas, o Governo Municipal e os parceiros esperam contribuir para a conscientização da população sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer a rede de proteção e enfrentamento dessa violência.

Fonte: Assessoria

Autor do post