Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara municipal de São Miguel do Iguaçu cobra cronograma para atender demandas do setor agro

Raulique Farias (MDB) alerta para a necessidade de planejamento para atender as diversas regiões do município, priorizando setores essenciais como aviários e produtores de leite.

  • 12/05/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Câmara municipal de São Miguel do Iguaçu cobra cronograma para atender demandas do setor agro

Na 14ª sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, nesta segunda-feira (12), o vereador Raulique Farias (MDB), utilizou o tempo para fazer um alerta sobre a necessidade de um cronograma eficiente para atender as demandas do setor agropecuário do município. Reconhecendo a relevância do agronegócio para a economia local, o vereador destacou que a grande extensão territorial da cidade exige um planejamento estratégico para que todas as regiões sejam devidamente assistidas.

Segundo o vereador, a falta de um cronograma claro resulta em um atendimento desigual, onde, enquanto uma localidade é atendida, outras ficam desassistidas. Para solucionar essa questão, ele propôs a criação de um planejamento que defina prioridades e organize o atendimento por etapas.

"Presta atenção, gente, é organizar os trabalhos a serem atendidos. Então você vai atender primeiro as que são mais essenciais, que são as principais, onde tem aviário, onde tem suinocultor, onde tem vaca de leite, atende essas principais, depois vai atendendo as demais", explicou o vereador Raulique Farias.

O parlamentar ressaltou que a demanda por serviços de maquinário é alta e, muitas vezes, insuficiente para atender a todos simultaneamente. Ele sugeriu que a organização do trabalho, com a definição de um cronograma, é crucial para otimizar o uso dos recursos disponíveis e evitar que a falta de planejamento prejudique o setor.

Farias fez um apelo direto aos secretários municipais para que a demanda seja atendida da forma como ele propôs, alertando que, caso contrário, os serviços podem se dispersar sem atender efetivamente às necessidades da população rural. Ele enfatizou que a intenção não é ser contra o prefeito, mas sim contribuir para o desenvolvimento do município.

O vereador também compartilhou que constatou a situação de perto, durante visitas a comunidades como Aurora do Iguaçu, onde conversou com produtores, incluindo os da Granja Borgesan. Ele defende precaver situações de risco, como o transporte de cargas pesadas de suínos, reforçando a urgência de melhorias nas estradas rurais.

"É só você acompanhar o dia que eles estão tirando os suínos da granja para você ver o trabalho que é. E o que que acontece? O suíno é pesado demais, são carretas. Então o perigo é muito grande de você tombar uma carreta dessa. Então vamos precaver, vamos fazer com que as coisas aconteçam antes que a desgraça aconteça. Eu acho muito simples isso", finalizou o vereador.

O vereador Lafaiete Ganda (UNIÃO BRASIL) chamou a atenção para a urgente necessidade de construção de banheiros no campinho sintético do bairro Floresta. O parlamentar relatou que a ausência de instalações sanitárias adequadas tem causado transtornos significativos para a comunidade, especialmente para crianças e pais que utilizam o espaço de lazer.

Ganda Meira explicou que o campinho, apesar de ser uma importante área de lazer construída para a comunidade, carece de banheiros feminino e masculino, além de lixeiras para a coleta de resíduos. A falta dessas estruturas básicas obriga os usuários a recorrerem aos vizinhos para utilizar o banheiro, uma situação que o vereador considera desconfortável e até mesmo insegura.

"Muitas vezes as crianças, e quanto aos pais também, acabam pedindo pro vizinho se pode usar o banheiro porque não tem acesso durante o final de semana ao ginásio esporte que tem o banheiro lá dentro, né? E não tem como você usar e, infelizmente, fica pedindo pros vizinhos. E e você sabe que hoje, a situação que a gente tá passando, até questão de segurança, porque ali você não sabe quem é quem", lamentou o vereador.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post