Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu recebe visita da Secretária Leandre Dal Ponte para discutir políticas públicas

A secretária mencionou a implantação da Casa da Mulher Paranaense em cidades com mais de 10 mil habitantes.

  • 06/05/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
São Miguel do Iguaçu recebe visita da Secretária Leandre Dal Ponte para discutir políticas públicas

A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, cumpriu agenda em São Miguel do Iguaçu nesta terça-feira (06). Recepcionada no gabinete do prefeito pelo chefe do executivo municipal, Boaventura Motta, secretários e vereadores, a visita teve como foco principal a discussão e apresentação das políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres e para a pessoa idosa.

Durante o encontro, Leandre Dal Ponte destacou o recente recebimento de um veículo pelo município, destinado a fortalecer as ações voltadas para as mulheres. Para a secretária, o carro é "muito mais do que um carro, né? é uma oportunidade, uma ferramenta para que a gente possa cada vez mais desenvolver o protagonismo das mulheres, fazer o enfrentamento às violências".

Ela também anunciou um novo plano de investimento do governo Ratinho Júnior, que permitirá aos municípios pleitear recursos para obras e projetos voltados à pessoa idosa, como a construção ou ampliação de centros dia e centros de convivência. "São eh modelos de equipamentos públicos que nós estamos trabalhando hoje no estado do Paraná frente a grande necessidade que nós temos e também a expectativa de vida que aumentou muito", explicou.

A secretária mencionou a implantação da Casa da Mulher Paranaense em cidades com mais de 10 mil habitantes e naquelas que já possuem um organismo de política para as mulheres, como é o caso de São Miguel do Iguaçu. "São Miguel é um município que pode se habilitar tanto para a política da mulher quanto para as políticas de investimento da pessoa idosa", pontuou.

O prefeito Boaventura Motta também se manifestou sobre a visita e os anúncios. "A secretária veio e trouxe novidade para nós. E a gente como gestor desse município, quer ver esse município bem, a gente fica feliz porque é construindo, é fazendo que esse município melhora para as pessoas que tanto precisam. Eu quero agradecer a Leandre. Obrigado pela presença. Dizer para ela, que estamos juntos com o Ratinho, a gente quer que o município melhore".

Leandre Dal Ponte parabenizou o município pelo engajamento nas políticas para as mulheres, mencionando a criação do Conselho da Mulher, do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e de um departamento específico para a área. "Isso demonstra o seu engajamento seguindo os passos do governador, que também construiu todo esse arranjo do governança", afirmou.

Sobre a Casa da Mulher Paranaense, a secretária detalhou que o espaço será um "centro de formação pessoal, profissional e empresarial, aonde a gente quer poder eh construir um espaço aonde todas as mulheres possam frequentar, buscando formação, buscando informação, capacitação, acesso ao crédito". O local também abrigará a estrutura de governança da política da mulher, o Banco da Mulher Paranaense e salas de oficinas e coworking.

Para aderir ao programa da Casa da Mulher, o município precisa ter mais de 10 mil habitantes e a política da mulher instituída com os órgãos de gestão necessários. O estado fornecerá o projeto e financiará a obra, com a contrapartida do município sendo o terreno.

Ao final da visita, Leandre Dal Ponte agradeceu a receptividade e reforçou o compromisso do governo estadual em promover políticas públicas sérias e comprometidas com o protagonismo feminino, o enfrentamento à violência e a qualidade de vida da população idosa.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post