
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, cumpriu agenda em São Miguel do Iguaçu nesta terça-feira (06). Recepcionada no gabinete do prefeito pelo chefe do executivo municipal, Boaventura Motta, secretários e vereadores, a visita teve como foco principal a discussão e apresentação das políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres e para a pessoa idosa.
Durante o encontro, Leandre Dal Ponte destacou o recente recebimento de um veículo pelo município, destinado a fortalecer as ações voltadas para as mulheres. Para a secretária, o carro é "muito mais do que um carro, né? é uma oportunidade, uma ferramenta para que a gente possa cada vez mais desenvolver o protagonismo das mulheres, fazer o enfrentamento às violências".
Ela também anunciou um novo plano de investimento do governo Ratinho Júnior, que permitirá aos municípios pleitear recursos para obras e projetos voltados à pessoa idosa, como a construção ou ampliação de centros dia e centros de convivência. "São eh modelos de equipamentos públicos que nós estamos trabalhando hoje no estado do Paraná frente a grande necessidade que nós temos e também a expectativa de vida que aumentou muito", explicou.
A secretária mencionou a implantação da Casa da Mulher Paranaense em cidades com mais de 10 mil habitantes e naquelas que já possuem um organismo de política para as mulheres, como é o caso de São Miguel do Iguaçu. "São Miguel é um município que pode se habilitar tanto para a política da mulher quanto para as políticas de investimento da pessoa idosa", pontuou.
O prefeito Boaventura Motta também se manifestou sobre a visita e os anúncios. "A secretária veio e trouxe novidade para nós. E a gente como gestor desse município, quer ver esse município bem, a gente fica feliz porque é construindo, é fazendo que esse município melhora para as pessoas que tanto precisam. Eu quero agradecer a Leandre. Obrigado pela presença. Dizer para ela, que estamos juntos com o Ratinho, a gente quer que o município melhore".
Leandre Dal Ponte parabenizou o município pelo engajamento nas políticas para as mulheres, mencionando a criação do Conselho da Mulher, do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e de um departamento específico para a área. "Isso demonstra o seu engajamento seguindo os passos do governador, que também construiu todo esse arranjo do governança", afirmou.
Sobre a Casa da Mulher Paranaense, a secretária detalhou que o espaço será um "centro de formação pessoal, profissional e empresarial, aonde a gente quer poder eh construir um espaço aonde todas as mulheres possam frequentar, buscando formação, buscando informação, capacitação, acesso ao crédito". O local também abrigará a estrutura de governança da política da mulher, o Banco da Mulher Paranaense e salas de oficinas e coworking.
Para aderir ao programa da Casa da Mulher, o município precisa ter mais de 10 mil habitantes e a política da mulher instituída com os órgãos de gestão necessários. O estado fornecerá o projeto e financiará a obra, com a contrapartida do município sendo o terreno.
Ao final da visita, Leandre Dal Ponte agradeceu a receptividade e reforçou o compromisso do governo estadual em promover políticas públicas sérias e comprometidas com o protagonismo feminino, o enfrentamento à violência e a qualidade de vida da população idosa.
Fonte: Costa Oeste News