Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Câmara debate o desafio de pacientes idosos em tratamento oncológico

Parlamentar destaca desgaste de viagens diárias para tratamento e pede sensibilidade do executivo municipal para oferecer pernoite.

  • 05/05/2025
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
São Miguel do Iguaçu: Câmara debate o desafio de pacientes idosos em tratamento oncológico

Na sessão desta segunda-feira (05) da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, o vereador Juninho da Saúde (MDB) abordou uma questão delicada e urgente para pacientes oncológicos idosos que realizam tratamento em Cascavel. Em entrevista, o vereador expressou preocupação com o desgaste físico e emocional enfrentado por essas pessoas, muitas vezes com 70 ou 80 anos, que precisam se deslocar diariamente para longas sessões de radioterapia.

"A princípio, principalmente para as pessoas que fazem tratamento específico aqui em Cascavel, essa é a indicação, as pessoas de mais idade e que fazem tratamento oncológico", iniciou o vereador, explicando o foco de solicitação. Ele detalhou o impacto das viagens constantes na recuperação desses pacientes: "Tem pessoas de 70, 80 anos que têm de ir 30 sessões, 35, todos os dias fazer radioterapia. E porventura, se pudesse ficar lá uma noite ou duas noites lá sem vir para casa, um repouso acaba ajudando na recuperação e assim a gente espera".

Juninho da Saúde reconheceu a complexidade da logística de transporte existente, mas enfatizou o sofrimento dos pacientes: "Sei que é um assunto meio complexo, que a gente sabe que tem transporte indo e voltando todo dia, mas é desgastante para esse público, principalmente na área oncológica". Diante desse cenário, o vereador apelou por uma atenção especial: "A gente teria de ter esse olhar diferenciado. Esperamos que a gente consiga, junto à administração, ter êxito a esse pedido".

Questionado sobre a origem da demanda, Juninho revelou que a preocupação partiu tanto de relatos de pacientes quanto de observação própria: "Alguns me procuraram, mas é uma coisa que venho observando já tem um tempo. A gente está nesse meio já faz tempo. Como tive no transporte, a gente veio observando essa questão". Ele mencionou ainda tentativas anteriores de colegas que não obtiveram sucesso, ressaltando a necessidade de uma análise aprofundada para tornar a proposta viável.

Para o futuro, o vereador se mostrou esperançoso na sensibilidade do poder executivo e da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel: "Agora é torcer para que haja a sensibilidade do executivo, Secretaria Municipal de Saúde para que até no pedido? Acredito que sim, junto à Secretaria de Saúde, através da Adriana, através da administração, o Mota e o Cláudio Rodrigues, eles vão ter esse olhar diferenciado, vão analisar a possibilidade de algum meio para estar favorecendo esse público". A expectativa é que a administração municipal avalie a possibilidade de oferecer algum tipo de acomodação temporária para esses pacientes, visando proporcionar maior conforto e melhores condições de recuperação durante o período de tratamento.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post