Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fiscalização barra 28 toneladas de uva-passa em Foz do Iguaçu

Oriundo da Argentina, produto continha substância que causa intoxicação alimentar, conforme análise do Ministério da Agricultura.

  • 20/04/2024
  • Foto(s): Gentileza/Delegacia Sindical do Affas no Paraná
  • Policial
Fiscalização barra 28 toneladas de uva-passa em Foz do Iguaçu

Auditores-fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Foz do Iguaçu determinaram, nessa sexta-feira (19), a devolução à Argentina de um carregamento com 28 toneladas de uva-passa procedente de Rosario, na província de Santa Fe.

Em material enviado à imprensa, a Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais Federais Agropecuários no Paraná informa que exames requisitados pelos servidores revelaram a presença de uma toxina que pode provocar intoxicação alimentar.

“A avaliação detectou a presença da substância ocratoxina, um tipo de toxina produzida por fungos, que se desenvolvem por falta de boas práticas de secagem e armazenamento”, diz o texto, citando que o ponto original de entrada do produto em território brasileiro foi a cidade gaúcha de São Borja.

“A quantidade encontrada na uva-passa equivale a quase o triplo do permitido pela legislação brasileira. Por definição do proprietário exportador, o material foi encaminhado a Foz do Iguaçu para que seja devolvido, com as devidas sanções, ao país de origem”, complementa a nota.

Fonte: H2FOZ

Autor do post