Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência Pública discute o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente

Estiveram reunidos profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

  • 20/04/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Audiência Pública discute o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente

Foi realizada na manhã de sexta-feira, 19, uma audiência pública sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), foi organizado pela equipe responsável da Rede de Proteção, veiculada à Secretaria da Assistência Social.

Estiveram reunidos profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o objetivo de alinhar as ações das políticas públicas e maneiras de atendimentos a esse público.

“Como atender uma criança que está na aula de futebol, por exemplo, e relata que foi vítima de uma forma de violência. Como o professor tem que conduzir essa conversa, para quem e como notificar”, cita a psicóloga Vanessa Tramontin da Soler Araujo, condutora da audiência.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lidiane Scheffer, o evento foi muito importante para mostrar como funciona a Rede de Proteção e como contribuir. “Nesse um ano que estou à frente do conselho, observo um resultado muito positivo do trabalho. Temos auxiliado muitas famílias que enfrentam a problemática da violência”, destacou. 

Segundo a assistente social Maria Aparecida de Souza, o maior desafio está no atendimento da violência dentro da própria família. “Essas famílias não aceitam ajuda e atendimento. Precisamos insistir muito para auxiliar”, observa.

A secretária de Saúde, que esteve à frente da Secretaria de Assistência Social por quase três anos, Adriana da Silva Motta, enfatizou que, em São Miguel do Iguaçu, atender a essa missão tem sido prioridade nos últimos anos. “O Governo Municipal tem melhorado e fomentado diversas políticas voltadas às crianças e adolescentes, nos diferentes setores como assistência social, saúde, educação e esporte, cultura e lazer”, informou. 


Fonte: Assessoria

Autor do post