Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Penal firma parceria com comunidade Libanesa em Foz do Iguaçu

Representantes do grupo estiveram na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III.

  • 16/04/2024
  • Foto(s): Reprodução
  • Policial
Polícia Penal firma parceria com comunidade Libanesa em Foz do Iguaçu

O Projeto Amigurumi Solidário segue rompendo fronteiras e, através do diálogo com os mais diversos setores da sociedade, torna-se como um pilar das políticas públicas de tratamento penal desenvolvidas na região oeste do Paraná.

A parceria da Polícia Penal foi estabelecida com a comunidade libanesa da cidade de Foz do Iguaçu. Representantes do grupo estiveram na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III (PEF III), onde puderam conhecer o funcionamento da unidade, o desenvolvimento de diversos projetos e a produção de amigurumis.

O idealizador do Projeto Amigurumi Solidário, o policial penal José Roberto de Morais foi o responsável por receber a comitiva composta pelos membros:  Ali Hizagi, Abdallah Rida, Dânia Zogueib, Assem Dabeja, Ali Fahs, Ayat Fahs e Ali Farhat.

Os membros da comitiva libanesa se demonstraram bastante surpresos com os trabalhos realizados, e como um ato de generosidade e firmamento de uma parceria com a Polícia Penal, patrocinaram a confecção de 1.300 bonecos a serem distribuídos a instituições beneficentes da região da tríplice fronteira. A doação de materiais não só fortalece a capacidade produtiva do projeto, mas também ressalta a importância da colaboração intercultural na promoção da reinserção social.

Segundo dados do Senado Federal, a comunidade libanesa no Brasil é formada em sua maioria por descendentes, atingindo 10 milhões de pessoas, sendo maior que a própria população do Líbano, que tem 3,5 milhões de pessoas. 

O jornalista e destacado membro da comunidade libanesa, Ali Farhat, um dos responsáveis pela parceria com a Polícia Penal, destaca a importância da cooperação entre os povos que compõem a sociedade: “Nossa comunidade tem orgulho em contribuir com projetos que visam a ressocialização e o bem-estar da população como um todo. Estamos felizes por poder participar ativamente do Projeto Amigurumi e esperamos que essa parceria inspire outras comunidades a se envolverem em iniciativas semelhantes. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais inclusivo a todos”.

O policial José Roberto de Morais frisa a capacidade que o Projeto Amigurumi Solidário tem de unir as pessoas em prol de uma cultura de promoção do bem: “É gratificante ver a união de diferentes comunidades em prol de uma causa tão nobre como esta. A parceria com a comunidade libanesa não apenas enriquece o projeto, mas também promove a integração e a compreensão mútua entre diferentes culturas. Estamos muito agradecidos pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho".

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) está de portas abertas para receber iniciativas das mais diferentes comunidades que ajudam a compor a sociedade paranaense. Sempre buscando parcerias que enaltecem a capacidade das pessoas na construção de cultura de paz e respeito.

Fonte: DEPPEN

Autor do post