Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tilápia na Semana Santa: Uma História de Sustentabilidade e Cooperação

Em 2023, o Paraná produziu 209,5 mil toneladas de tilápia, um aumento de 9,9% em comparação com o ano anterior.

Durante a Semana Santa, os hábitos alimentares ganham um significado especial em muitas comunidades ao redor do mundo. Neste contexto, a tilápia, peixe versátil e nutritivo, se destaca como uma opção popular para as refeições festivas. Mas por trás desse alimento tradicional, há uma história de sustentabilidade e apoio cooperativo.

O Expedição Costa Oeste visitou uma propriedade rural de São Miguel do Iguaçu para explorar como a produção de tilápia está se conectando com valores como sustentabilidade e cooperação. Eloi Racki, psicultor local, compartilhou a experiência: "Nesses 20 anos de produção de tilápia, nós tivemos o frigorífico pescado de São Miguel, eu era sócio proprietário com o meu irmão, onde no começo também, foi tudo por conta própria. A gente enfrentou várias dificuldades de produção, o pessoal que fornecia pra gente também não era cooperado, o frigorífico não tinha essas condições de dar essa parceria, de fazer essa parceria com o pessoal. Hoje o cooperativismo ele caminha a passos largos, você vê o frango, o porco, é tudo cooperado. Então o caminho é o cooperativismo."

Essa mudança para o cooperativismo é notada por Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol: "O sistema Cresol está preocupado com as atividades dos nossos cooperados, buscando uma diversificação. Nós temos apoiado todas as atividades, a piscicultura é uma delas entre outras atividades. Então todo o cooperado que procurar a cooperativa através das nossas agências, dos nossos colaboradores, terá a oportunidade de encontrar soluções financeiras que apoiem a realização de sonhos e o desenvolvimento de atividades ligadas ao agronegócio."

Os números também refletem esse crescimento. Em 2023, o Paraná produziu 209,5 mil toneladas de tilápia, um aumento de 9,9% em comparação com o ano anterior. Essa produção de qualidade é o que garante o prato principal em muitos lares durante a Semana Santa.

A dona Cleo Adamante, moradora de São Miguel do Iguaçu, compartilha a tradição culinária: "Eu preparo com muito carinho para minha família toda a Semana Santa. A gente faz o peixe, que é essencial, tem que ter o peixe assado na sexta-feira, é a tradição."

O pároco, Clodoaldo Isidoro, destaca o significado espiritual da Semana Santa: "A Semana Santa tem o significado primordial de nos alegrarmos com a vida dada a nós em Cristo Jesus, para que ele possa viver essa salvação, essa libertação. É a vida nova, é o Cristo Vivo, é o Cristo presente, é o Deus que nunca nos abandona, mas está sempre ao nosso lado para nos trazer a paz."

Assim, a tilápia na Semana Santa não é apenas um prato saboroso, mas também uma representação dos valores de sustentabilidade, cooperação e renovação espiritual que permeiam essa época do ano.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post