Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e parceiros promovem conscientização ambiental para 50 escolas de Foz do Iguaçu

A peça teatral "Três gotinhas de chuva" leva conceitos de conservação da água e a proteção do meio ambiente para alunos do Ensino Fundamental I

  • 26/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu e parceiros promovem conscientização ambiental para 50 escolas de Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Secretaria Municipal da Educação, organizaram uma peça teatral para 50 escolas municipais de Foz do Iguaçu. A ação faz parte do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III, que, neste primeiro semestre de 2024, irá levar informações sobre o ciclo da água para 18 mil alunos do Ensino Fundamental I. A serie de apresentações da peça “Três gotinhas de chuva” iniciou na última quarta-feira (20), na Escola Municipal Jorge Amado, e se estende até o dia 19 de junho.

Os temas do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III são escolhidos conforme a agenda ambiental. A narrativa deste semestre destaca o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) número 6, “Água e Saneamento”. 

Segundo Fabiane Colling, gestora do convênio pela Itaipu, essas ações socioambientais estão ligadas com as missões da empresa. “A água é essencial para a sobrevivência e, no nosso caso, a água produz energia. Com essa produção, nós conseguimos fazer ações de conscientização para preservar a água e, sucessivamente, produzir mais energia. É um ciclo importante para a sobrevivência do planeta, tanto para agora como para as futuras gerações”, afirmou. 

Além do teatro abordar a conservação da água e a proteção do meio ambiente, as crianças também aprendem sobre quais práticas devem adotar para criar um mundo justo e sustentável.

“Com esse projeto, nós conseguimos levar informações para ambientes que muitas vezes a gente não consegue alcançar dentro dos escritórios, como as escolas, por exemplo”, disse Talita Aparecida Reis Theriba, uma das gestoras do convênio pelo PTI.

Até junho, a Troupe Luz da Lua, companhia responsável pela peça teatral, fará 100 apresentações, com dois espetáculos em cada escola, uma no turno da manhã e outra no da tarde.

 

Três gotinhas de chuva

Nesta terça-feira (26), os alunos da Escola Municipal Rosália de Amorim Silva assistiram a apresentação. Pela manhã, 150 crianças de 6 a 12 anos aprenderam sobre a preservação ambiental de uma forma lúdica e divertida.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Inês Camargo de Andrade da Silva, a peça fortalece as ações dos(as) professores(as) em sala de aula. “Para as crianças, isso é muito importante, porque tudo que ela estudou e aprendeu sobre o tema é concretizado no teatro. Já para nós, professores(as), é uma valorização do nosso trabalho”, contou

Fonte: Assessoria

Autor do post