Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Educação parental: um novo modelo na formação de crianças e adolescentes

Entrevista com a pedagoga e educadora parental Ivone de Oliveira.

  • 26/03/2024
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

No Costa Oeste News desta terça-feira (26), entrevistamos a pedagoga e educadora parental, Ivone de Oliveira, para discutir os fundamentos da Educação Parental na sociedade contemporânea.

Ivone defende a Educação Parental como um modelo baseado na educação positiva, que rejeita abordagens tradicionais e autoritárias, reconhecendo os danos emocionais causados em crianças e jovens. Segundo ela, "a educação parental visa trazer apoio às famílias, oferecendo orientação e alternativas para criar repertórios educacionais mais saudáveis."

Para Ivone, os pais desempenham um papel crucial na competência social dos filhos, devendo estar presentes e exercer autoridade de forma firme e gentil. Conforme a pedagoga, "eles precisam estar por perto, eles que têm que dominar os filhos, digamos de forma firme e gentil."

Ela alerta para os riscos da falta de apoio parental, destacando os traumas causados pela negligência emocional e as consequências negativas na vida de crianças e adolescentes. Segundo Ivone, "os riscos são esses, cada vez mais traumas, consequências negativas na vida desses adolescentes, dessas crianças."

Com a experiência no campo educacional, Ivone relata casos em que pais tentam transferir a responsabilidade da educação para as escolas, enfatizando o compromisso dos pais reconhecerem que o comportamento dos filhos é reflexo das próprias ações. Como destaca, "a gente tem que entender também, que o comportamento dos nossos filhos vem de nós, é reflexo, então muitas vezes a gente fica batendo o martelo em cima de que eu quero que ele mude, ele precisa mudar, quando na verdade quem precisa mudar somos nós."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post