Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Equipe do Mapa visita estabelecimentos exportadores no Paraná

Paraná é o terceiro maior estado exportador do agronegócio brasileiro.

  • 26/03/2024
  • Foto(s): Mariana Lourenci/Frimesa
  • Agricultura
Equipe do Mapa visita estabelecimentos exportadores no Paraná

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre o setor público e o privado nas exportações de produtos agrícolas brasileiros, uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve no Paraná na última sexta-feira (22), para dialogar e visitar plantas frigoríficas que exportam proteínas no mercado internacional.

A comitiva, liderada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Júlio Ramos, o superintendente Federal de Agricultura no Estado, Cleverson Freitas, e o analista de relações de mercados da ABPA, Gabriel Morelli Ribeiro, visitou o Complexo Industrial da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), em Cafelândia, e conheceu as instalações da Frimesa, em Assis Chateaubriand. Durante a visita, foram acompanhados o processo de produção completo, desde a recepção das matérias-primas até a embalagem dos produtos finais.

A missão contou ainda com o apoio e suporte da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, onde os auditores fiscais federais agropecuários acompanharam e também dialogaram com os gestores dos estabelecimentos, buscando ampliar a presença e expansão das empresas no mercado mundial e a participação delas em feiras internacionais para a comercialização dos produtos.

O Paraná é o terceiro maior estado exportador do agronegócio brasileiro e o primeiro em exportação de carne de frango, com um total de 2,09 milhões de toneladas embarcadas no último ano. Em 2023, o estado exportou US$ 19,52 bilhões em produtos do agronegócio, o que representa 11,7% do valor total exportado pelo Brasil, que foi de US$ 166,49 bilhões. As exportações de proteína animal pelas empresas paranaenses representaram 39,2% do total exportado pelo Brasil.

Após as visitas, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais celebrou os avanços da cultura exportadora. “O cooperativismo que vimos impulsiona o agro brasileiro, gerando empregos e promovendo tecnologia e sustentabilidade. Sob a liderança do nosso Ministro Carlos Fávaro, nos últimos 15 meses, abrimos 101 novos mercados internacionais, refletindo nossa excelência em qualidade e segurança alimentar. Essa expansão é fruto da nossa sanidade alimentar rigorosa. A união entre setores público, privado e o terceiro setor, exemplificada pela ABPA, é fundamental para nosso crescimento no cenário global”, destacou Julio Ramos.

“Ficamos impressionados e esperançosos com o que observamos nas plantas frigoríficas, que reafirmam iniciativas bem-sucedidas, geradoras de emprego e melhorias na qualidade de vida. O investimento em pessoas, tecnologia, boas práticas, sustentabilidade e qualidade que testemunhamos aqui demonstra uma crescente capacidade de expandir sua participação no mercado global", afirmou o superintendente, Cleverson Freitas.

Fonte: Agro.gov

Autor do post