Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PF reforça fiscalização de veículos e pessoas nas aduanas das pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves

Operação visa intensificar a repressão a entrada de drogas, armas e produtos contrabandeados no país através da região da Tríplice Fronteira.

PF reforça fiscalização de veículos e pessoas nas aduanas das pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves

A Polícia Federal intensificou, nesta última semana (18 a 23/04), a fiscalização realizada nas aduanas das pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves, fronteira com o Paraguai e Argentina respectivamente, focando na repressão a entrada no país de armas, drogas e produtos contrabandeados.

Durante a semana, as equipes que atuam nos postos de fiscalização das fronteiras com o território paraguaio e argentino foram reforçadas e intensificaram as vistorias de controle em veículos que adentravam o país, bem como as pessoas, brasileiros e estrangeiros, que ingressavam no território nacional.

A operação, além de reforçar o combate aos crimes transnacionais de tráfico internacional de armas e drogas e o contrabando e descaminho, visa também aumentar a sensação de segurança aos nacionais e turistas que circulam diariamente em uma das mais movimentadas fronteiras da América Latina.

Só para se ter a dimensão do volume da movimentação de veículos e pessoas que circulam nas aduanas da região da Tríplice Fronteira, bem como a complexidade de gerir e fiscalizar esse volume, em um único dia foram contabilizados mais de 70.800 veículos e 150 mil pessoas que trafegaram nas duas aduanas, segundo uma pesquisa de 2022 realizada por uma faculdade particular da região. No posto de controle de fronteira com a Argentina, segundo a mesma pesquisa, em um único dia circularam cerca de 27 mil pessoas e 9.800 veículos, enquanto que na aduana com o Paraguai, a movimentação foi de mais de 61 mil veículos e 122 mil pessoas.

Os números demonstram o tamanho do desafio encarado diariamente pela Polícia Federal, bem como os demais órgãos aduaneiros. Contudo, a busca pela melhora nos serviços prestados à população e a busca por uma maior sensação de segurança da sociedade fronteiriça são intensificados constantemente.

Nesta primeira semana, diversos volumes de produtos importados sem a devida documentação fiscal foram encontrados nos mais diversos locais (fundo falso, para-choque, estofados, dentre outros), apreendidos e encaminhados para a Receita Federal. As documentações pessoais também tem sido exigidas dos transeuntes que passam pelas aduanas, verificando pendências judiciais e mandados de prisão em aberto. A operação continuará nos próximos dias sem previsão de término.

Fonte: PF

Autor do post