Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal: Rede Municipal de Educação terá aulas de Xadrez

A aula foi voltada para os professores que trabalham o componente Curricular de Educação Física.

  • 19/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Missal: Rede Municipal de Educação terá aulas de Xadrez

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, vai implantar aulas de Xadrez para os alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Na última semana foi realizada uma aula prática no ensino de Xadrez com orientação de Custódio Luiz Reis Lima.

A aula foi voltada para os professores que trabalham o componente Curricular de Educação Física, que neste trimestre irão introduzir a atividade na escola. Foram adquiridos 60 jogos de peças de Xadrez, bem como tabuleiros para que cada escola possa ofertar as aulas.

Inicialmente a metodologia adotada será de aulas teóricas, abordando o surgimento do xadrez, sua origem, atividades teóricas, apresentação de filmes, aulas expositivas, seguidas de exercícios práticos de função e regra de cada peça do tabuleiro.

No mês de julho será oportunizado o 1º campeonato de xadrez na própria escola, de acordo com uma organização interna de cada Instituição. O Xadrez é interativo e pode ser executado por qualquer pessoa e contribui para a compreensão da vivência com os outros, respeitando as diferenças.

Entre os benefícios pode-se citar ainda a promoção da concentração, o desenvolvimento e desempenho escolar. O jogo estimula capacidades do desenvolvimento cognitivo, como raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um fim; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

O projeto é muito importante para os alunos, pois esse jogo envolve a leitura e a incorporação de regras que precisam ser seguidas para que o jogo se realize. Além disso, com a evolução dentro do jogo, os alunos vão se tornando cada vez mais autoconfiantes, e consequentemente passam a ter mais facilidade ao interagirem com outras crianças no meio em que vivem.

Fonte: Assessoria

Autor do post