Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultores de São Miguel do Iguaçu se reúnem para discutir benefícios do ICMS ecológico

Evento marca o lançamento de programa pioneiro de valorização de áreas de mata nativa.

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (13), às 19h, no ‘Clube do Vovô’, 84 agricultores se reuniram para discutir a implementação de um novo programa relacionado ao ICMS. O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre, e do Vice-prefeito, Claudio Rodriges.

O programa, inédito no município, oferece aos agricultores a oportunidade de receber compensações financeiras pelo cuidado com áreas de mata nativa, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os próprios agricultores. “Nós estamos muito felizes hoje, por o agricultor ter atendido o nosso chamado para esse programa,” disse Marcelo Alexandre. “Esse programa inédito dentro do nosso município, onde a secretaria traz essa novidade, permite que o agricultor possa inserir as áreas de reserva de Mata Nativa no programa de ICMS do Município.”

Marcelo Lubas, responsável técnico pela Nativa, destacou a relevância do encontro: “Os produtores tiveram a primeira oportunidade de ter o contato para ver como que funciona esse programa do ICMS Ecológico.” Ele explicou que os agricultores precisam organizar alguns documentos para fazer o cadastramento das áreas, transformando-as em reservas particulares de patrimônio natural (RPPN), uma categoria de unidade de conservação que permite o recebimento de recursos do ICMS Ecológico.

Evandro Ghellere, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também comentou sobre o projeto: “É um projeto muito bacana que aconselha todos os produtores que têm a reserva legal, a estarem procurando a secretaria ou pode estar procurando a gente mesmo no sindicato que a gente vai passar as orientações e o agricultor sempre nos cobrava e pedia isso.”

O programa representa um avanço significativo para a região, reconhecendo e remunerando os esforços dos agricultores na preservação do meio ambiente."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post