Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Homem é preso na Ponte Internacional da Amizade com dois gambás

Os gambás estavam armazenados em gaiolas apropriadas para o transporte de animais, porém encontravam-se debilitados.

Homem é preso na Ponte Internacional da Amizade com dois gambás

Durante fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, dois gambás oriundos do Paraguai foram apreendidos nesta terça-feira (12/03) com um cidadão paraguaio que tentava atravessar a fronteira para o Brasil em um veículo com placas paraguaias. 

Os gambás estavam armazenados em gaiolas apropriadas para o transporte de animais, porém encontravam-se debilitados.

Diante do ocorrido, o homem recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de contrabando de animais silvestres e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Os animais silvestres foram encaminhados para o IAT – Instituto Água e Terra, do Estado do Paraná, que por sua vez os enviou para o Refúgio Biológico da Itaipu Binacional, onde receberam os cuidados de especialistas.

O tema ambiental permeia as atividades de várias instituições internacionais multilaterais, incluindo a Organização Mundial das Aduanas - OMA, à qual a Receita Federal é associada. 

A sanção penal referente ao tráfico de animais silvestres está disposta na Lei 9.605/98, em seu artigo 31: “Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

As operações realizadas pela Receita Federal demonstram o empenho da instituição em combater de maneira contínua os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e munições praticados por esse modus operandi, garantindo a integridade do comércio legal e a proteção dos interesses nacionais. A atuação firme e constante da Receita Federal tem-se mostrado fundamental na luta contra o contrabando e a sonegação fiscal, protegendo a economia do país, a saúde e a segurança dos cidadãos, cumprindo sua missão institucional.

Fonte: RFB

Autor do post