Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia do Paraguai faz operação para identificar “falsos guias” em Ciudad del Este

O trabalho faz parte da campanha da prefeitura, chamada “Agressões Zero”, que busca eliminar a presença de criminosos, principalmente no centro comercial.

  • 09/03/2024
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Polícia do Paraguai faz operação para identificar “falsos guias” em Ciudad del Este

A Polícia Nacional está fazendo fiscalizações no centro em Ciudad del Este, para identificar e retirar das ruas os “falsos guias”, acusados de enganar e agredir compradores estrangeiros. Diversas pessoas foram detidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia do Alto Paraná, onde foram ouvidas e liberadas.

O trabalho faz parte da campanha da prefeitura, chamada “Agressões Zero”, que busca eliminar a presença de  criminosos, principalmente no centro comercial, onde estão concentrados grandes shoppings. Os supostos guias turísticos, mais conhecidos como “piranitas”, foram fiscalizados e pelo menos 10 deles foram levados à sede da polícia para melhor verificação. 

“Este não é um problema novo e já foram realizadas outras campanhas para formalizar os verdadeiros guias turísticos e combater a criminalidade no centro da cidade. No entanto, apenas alguns concluíram o processo de formação exigido. As pessoas que circulam nas vias públicas do centro da cidade não estão autorizadas a trabalhar como guias”, disse a Secretaria Nacional de Turismo -SENATUR, Patrícia Cardona

Comerciantes formais criticam as autoridades locais, que não aplicam medidas eficientes para resolver o problema das falsos guias e da criminalidade na área comercial.  Em 2021, foi promovida uma campanha, por causa das fraudes e roubos. Naquela época, cerca de 300 pessoas iniciaram o processo de formalização. No entanto, apenas 8 concluíram a formação, que envolveu cursos, palestras técnicas, primeiros socorros e conhecimentos turísticos.

No último sábado, uma mobilização foi realizada no centro comercial em Ciudad del Este. Convocada pelo prefeito Miguel Prieto, a manifestação reuniu centenas de pessoas. As faixas, escritas em espanhol e português, traziam alertas para turistas não caírem em golpes.

Fonte: Rádio Cultura

Autor do post