Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

'Dia da mulher é para luta, mas também celebração', diz Gabriela Prioli

Advogada e apresentadora ministrou uma palestra para cerca de 700 mulheres da Itaipu e das fundações, neste 8 de março.

  • 09/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região

O Dia Internacional da Mulher é uma data para reafirmar a luta por uma sociedade mais igualitária, mas é também um dia de festejar. É o que defende a advogada e apresentadora Gabriela Prioli, que ministrou a palestra “Mulheres no Poder”, nessa sexta-feira (8 de março), para cerca de 700 mulheres da Itaipu e das fundações Itaiguapy, Fibra e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no Cineteatro dos Barrageiros.

“Podemos desejar, sim, ‘Feliz Dia da Mulher’, poque a felicidade para as mulheres é revolucionária. O espaço da mulher socialmente construído é um espaço de serviço, é um espaço de existir em função do outro, então nos permitir a celebração é também uma forma de lutar”, afirmou Gabriela. “As mulheres sofrem demais com a sobrecarga, por isso, se permitir a leveza é lutar por uma existência que tenha essa característica de forma mais marcante, mais presente.”

A palestra da apresentadora do programa Saia Justa, da GNT, marcou o início das celebrações do Mês da Mulher promovidas pelo Comitê de Gênero, Raça e Inclusão da Responsabilidade Social, da Itaipu. Entre as ações, serão feitos vídeos prestigiando as empregadas da Itaipu e, ainda, o passeio “Itaipu Iluminada para Elas”, para as terceirizadas que atuam em todos os setores da Binacional. Será uma visita panorâmica pela usina, iluminação da barragem, apresentação artística e jantar.

Cerimônia

Para a diretora administrativo-financeira do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Clerione Herther, o Dia da Mulher representa a celebração das conquistas femininas e a oportunidade de reflexão sobre os desafios que ainda persistem. Ela exibiu um vídeo mostrando a atual situação da mulher no mercado de trabalho: estima-se que serão necessários 257 anos para a mulher alcançar a equidade salarial.

“É essencial unir esforções e promover a conscientização sobre a importância de garantir oportunidades iguais para todas as mulheres, independentemente, de sua origem, raça ou condição social”, afirmou Clerione. “Por isso, entendemos que Itaipu, PTI e demais fundações têm obrigações de realiza ações estratégicas nesta temática.”

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a sociedade não pode normalizar a diferença salarial e a violência contra as mulheres. “Só seremos uma sociedade justa, democrática, quando tratarmos homens e mulheres de forma igualitária”, disse. “E o que fazem as mudanças sociais não são somente os políticos, mas a própria sociedade organizada.”

Mulher no Poder

Gabriela Prioli fez um panorama sobre o papel da mulher na sociedade, papel construído culturalmente e que, por isso, pode ser descontruído. Para ela, uma sociedade mais justa beneficia mulheres e homens. “Uma sociedade em que a carga mental física profissional e de cuidado seja distribuída de forma equivalente entre homens e mulheres é uma sociedade mais feliz para homens e mulheres, então, é fundamental que todo mundo esteja engajado nessa luta”, disse.

Ela comentou dados que apontam o rendimento das mulheres representa, em média, 77,7% do rendimento dos homens; que entre os 500 CEOs das maiores empresas do mundo, apenas 53 são mulheres; e que a economia doméstica, não remunerada, poderia acrescentar 13% ao PIB nacional (no mundo todo, esse trabalho não pago tem o valor anual de 10,8 trilhões de dólares).

“Se a gente está fazendo todo esse trabalho, como ficamos em relação ao tempo, à exaustão e à liberdade?”, questionou. Para Prioli, é legítimo que a mulher escolha não seguir uma carreira profissional e cuidar da família, mas isso é injusto quando essa decisão venha de uma imposição. “Os homens não passam por essa escolha.”

A advogada comentou sobre a evolução das conquistas femininas em relação ao direito ao voto, a Lei do Divórcio, a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio. “Hoje, a lei garante às mulheres os mesmos direitos dos homens, mas estar na lei não significa que a sociedade vai respeitar”, comentou.

Ainda hoje, segundo a palestrante, há uma visão de que o homem é mais preparado que a mulher, tanto na forma como criamos meninos e meninas, quanto no jeito que a sociedade trata as mulheres na academia, na ciência e no trabalho. Homens têm mais chances, por exemplo, de ter um livro publicado ou ter uma melhor avaliação na faculdade.

Para finalizar, Gabriela Prioli falou sobre a necessidade da própria mulher se legitimar. “Se a gente pudesse acreditar que um elogio é merecido; se em vez de imaginar que não somos merecedoras, reconhecermos o valor em nós mesmas, mudaremos tudo.”

Fonte: Assessoria

Autor do post