Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mobilidade Sustentável: PTI apresenta parceria com a Unioeste

O projeto, desenvolvido por meio do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu, consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico alimentado por Hidrogênio Verde.

  • 07/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Mobilidade Sustentável: PTI apresenta parceria com a Unioeste

Uma solução em desenvolvimento no ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), de Foz do Iguaçu, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é o uso do Hidrogênio Verde em células a combustível como propulsor veicular sustentável, garantindo mobilidade com emissão nula de carbono na atmosfera.

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo elétrico alimentado diretamente por Hidrogênio Verde, que é atualmente produzido em escala piloto pelo Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parque.

Para o Diretor Superintendente do PTI, um dos idealizadores do projeto, Professor Irineu Colombo, o ambiente do PTI é um lugar de observação diária do conceito da hélice tríplice na prática. "A interação das esferas institucionais presentes promove a transformação da sociedade por meio da inovação, do empreendedorismo, com formação de capital intelectual, esse projeto é um exemplo claro disso", explicou.

Além disso, o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), formado por alunos da Unioeste, trabalha no projeto para competir com o veículo em desenvolvimento na categoria da competição Urban Concept de eficiência energética da Shell Eco-marathon.

Emergência Global

Com a meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2030, compromisso brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU), o setor de transporte é peça-chave para a estratégia nacional de descarbonização.


Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG), o setor de transportes ocupa o terceiro lugar no ranking, sendo responsável pela emissão de mais de 200 milhões de toneladas de CO2 no ano de 2022.

Show Rural

No Show Rural, ocorrido em Cascavel, em fevereiro deste ano, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil, o veículo à hidrogênio foi apresentado ao público juntamente com o arranjo técnico em desenvolvimento, que utiliza célula a combustível alimentada com hidrogênio verde produzido no PTI e motor elétrico. 

O líder do grupo GCEE, professor Dr. Antonio Marcos Massao Hachisuca, conhecido como Shiro, explicou que o protótipo apresentado foi construído em poucos meses apenas pelos estudantes.

Também, Renato Gracioli, atualmente envolvido no projeto e mestrando da Unila, explica que os motores a combustão utilizam combustível fóssil e apresentam uma eficiência baixa. "Já o projeto em desenvolvimento utilizará um arranjo de maior eficiência para a competição", referindo-se a célula a combustível alimentada com Hidrogênio Verde como fonte de energia.

Hidrogênio Verde no PTI

Localizado nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Centro de Tecnologias de Hidrogênio, vinculado à Diretoria de Tecnologias, possui um ambiente tecnológico voltado para a aplicação do hidrogênio no setor da indústria, transporte e energia, com apoio institucional da Itaipu Binacional.

Para isso, o Centro possui laboratórios especializados e uma Planta Experimental de Produção de Hidrogênio que opera há mais de 10 anos, utilizando energia solar ou hidráulica.


Fonte: Assessoria

Autor do post