Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto implementado no PTI com apoio da Itaipu Binacional pode contribuir para o acesso e inclusão a energia renováveis no Brasil

O Sistema de Segurança Energética Modular (SSEM), projetado para atender áreas remotas, foi desenvolvido com o uso de tecnologias de ponta aliadas a sustentabilidade social e ambiental.

  • 05/03/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Projeto implementado no PTI com apoio da Itaipu Binacional pode contribuir para o acesso e inclusão a energia renováveis no Brasil

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está desenvolvendo, com apoio da Itaipu Binacional, um projeto que tem como objetivo armazenar e fornecer energia renovável e acessível para comunidades isoladas no Brasil. O Sistema de Segurança Energética Modular (SSEM), utiliza baterias de níquel e cloreto de sódio (NI/NaCI), de segundo uso, oriundas dos veículos elétricos da frota da usina, para promover a segurança energética e desenvolvimento sustentável. 

A partir de uma tecnologia eficiente e segura, o projeto propõe, com a reutilização das baterias para armazenagem de energia captadas por meio de um sistema fotovoltaico, a redução do descarte de materiais no meio ambiente e no consumo de recursos naturais. A abordagem inovadora permitiu o desenvolvimento de um sistema de gestão de bateria eficiente e personalizado, potencializando a eficiência e a vida útil das baterias, tornando-as uma opção mais ecológica. 

O sistema está instalado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), vinculado a Diretoria de Tecnologias do Parque, onde estão sendo realizados testes e melhorias, ao mesmo tempo, em que contribui para o armazenamento e fornecimento de energia para os demais projetos executados pelos Centros de Competências.  

O engenheiro físico do PTI, Jhoan Rodrigo Perez Vargas, destacou as perspectivas futuras e os impactos sociais da iniciativa. Segundo ele, o projeto pode levar energia a mais de 270 regiões isoladas do Brasil que ainda não fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). "O SSEM pode mudar a realidade dessas regiões isoladas. Ao garantir energia segura, confiável e sustentável, nós não só melhoraríamos as condições de vida dessas populações, mas também estimularíamos seu crescimento econômico e educacional. Este projeto é um avanço importante para diminuir as desigualdades no acesso à energia, reafirmando o compromisso do PTI e da equipe com a sustentabilidade e a inclusão social", declarou. 

Segundo o diretor de tecnologias do PTI, Alexandre Leite, o SSEM já vem ganhando destaque em todo cenário brasileiro por sua inovação, sustentabilidade, tecnologia e pesquisa. "O projeto é um exemplo de como o PTI e a Itaipu Binacional estão comprometidos com o desenvolvimento socioambiental da região e do país. O SSEM, além de promover a sustentabilidade ambiental com o uso de energias renováveis também é um desenvolvimento tecnológico inovador de impacto social que implementa sistemas de armazenamento de energia para o acesso universal à energia, levando melhorias para as comunidades em diversos aspectos, reforçando a nossa missão em transformar conhecimento e inovação em bem-estar social", destacou.   

 Para o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Rogério Meneghetti, o SSEM, além de ser um projeto todo desenvolvido "dentro de casa", sendo proposto pela Itaipu Binacional e executado com excelência pelo PTI, demostra a capacidade e expertise do parque em desenvolver soluções inovadoras. "Também representa um passo significativo em direção a uma transição energética justa e inclusiva, alinhada com os objetivos da Itaipu Binacional em impulsionar o desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico no Brasil", ressaltou. 

 

Fonte: Assessoria

Autor do post