Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comtur: visitantes não podem ficar sob sol e chuva nas pontes de Foz

Em reunião na PF, Comtur pede melhoria para atendimento aos turistas nas pontes internacionais.

  • 01/03/2024
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Comtur: visitantes não podem ficar sob sol e chuva nas pontes de Foz

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Angeli, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (01), com o delegado da Polícia Federal (PF), Marco Berzoini Smith e com o chefe da Migração, Nelson Cesar Machado Júnior, na sede da Delegacia e com a participação de outros membros do conselho.

A reunião foi a convite do delegado, com o objetivo de repassar informações sobre o sistema de facilitação de entrada e saída de turistas estrangeiros pelas pontes internacionais, com o aplicativo recentemente implantado, denominado “Mobile”.

Segundo Paulo Angeli, “o aplicativo facilitou bastante o trânsito de turistas nas pontes internacionais e os problemas que ocorreram foram pontuais; mas, no geral, foi um sucesso”.

Quanto às instalações nas aduanas, o presidente Angeli informou que “foi apontada pelo trade a necessidade de melhoria, para que os turistas tenham condições adequadas de espera, ainda que sejam, por exemplo, por vinte minutos”. “Os visitantes não podem ficar debaixo de sol, de chuva, e devem ter banheiros adequados à disposição,” destacou o presidente.

“Sabemos que a responsabilidade pelas instalações é da Receita Federal e faremos gestão junto ao órgão, para que essas melhorias sejam implementadas o mais rapidamente possível”, finalizou Angeli.

Para o delegado Smith, “o objetivo da reunião foi fazer um balanço da Operação Migra Foz, que foi implementada pela Polícia Federal na alta temporada, e os participantes concordaram que o trabalho foi um sucesso, com pequenos entraves que ocorreram, mas que facilmente podem ser corrigidos.”

Placas indicativas para turistas com voos marcados – O delegado Smith informou que “houve a sugestão de colocação de placas indicativas nas aduanas, para que as pessoas que estão para pegar voo se dirijam diretamente aos balcões, evitando atrasos ou qualquer problema com conexões”. “Foi tratada a questão da infraestrutura das alfândegas, que hoje são voltadas para a fiscalização de mercadorias e não para o trânsito de pessoas e isso precisa ser mudado, deixando a desejar em relação ao atendimento dos turistas e dos que transitam pela fronteira”.

“Tivemos uma alta temporada bastante positiva e já estamos fazendo alguns apontamentos para a próxima, que será em julho, ocasião em que será realizada outra operação e, com as observações da sociedade civil, do setor de turismo, a Polícia Federal vai aprimorando a sua atuação e melhorando cada vez mais o serviço prestado à população,” concluiu o delegado.

Integrantes da reunião – Participaram do encontro o secretário e o diretor de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana e Lourenço Kurten; a gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu e Municípios da Costa Oeste (Singtur), Jacira Silva de Almeida; a presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sindtáxi), Alice Brandão de Lima e a chefe substituta do Núcleo de Migração, Temila Soria Aranda.

Fonte: Comtur

Autor do post