Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto Trilha Jovem encerra inscrições nesta sexta-feira (9)

O curso é apoiado pela Itaipu, e prepara jovens com idade entre 16 e 24 anos para o mercado de trabalho.

  • 08/02/2024
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Projeto Trilha Jovem encerra inscrições nesta sexta-feira (9)

Esta sexta-feira (9) é o último dia para se inscrever e participar da seleção do Projeto Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social. Serão ofertadas 180 vagas. O projeto, promovido pelo Polo Internacional Iguassu, é apoiado pela Itaipu Binacional desde 2006. O convênio atual, com três anos de duração, prevê um investimento de R$ 4.058.934,52 da Binacional.  

Para se inscrever, é preciso ter entre 16 anos e 24 anos, estar cursando o ensino médio da rede pública ou ser egresso de até dois anos e ter renda familiar de até três salários-mínimos. As aulas acontecem nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu, na área da usina.

As áreas de formação oferecidas são para turismo e atendimento, comércio e marketing e hospitalidade e eventos. As inscrições on-line podem ser feitas no site https://poloiguassu.org/trilhajovem.  

Para a confirmação da inscrição, é necessário levar cópias de documentos, como RG, CPF, comprovantes de renda e residência, histórico escolar ou declaração de matrícula. O endereço é Rua Alameda Rui Ferreira, 164, Unifoz, ao lado do Corpo de Bombeiros. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 45 99122-1893.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 28 de fevereiro. Entre os benefícios, são oferecidos vale-transporte (conforme demanda), lanche e uniforme. O curso tem duração de seis meses. As aulas começam em abril e prosseguem até setembro, quando ocorre a Feira Jovem de Negócios. Nela, os jovens são apresentados e encaminhados ao mercado de trabalho.

O Trilha Jovem é promovido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e conta com o apoio de Itaipu desde 2006. O grande diferencial do projeto é a metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação social dos jovens - técnico-profissional, social e individual. Todo o aprendizado é baseado em normas do Sistema de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.

Mais que um projeto social, o Trilha Jovem Iguassu promove uma mudança comportamental dos jovens que participam da capacitação. Eles aprendem na prática como se portar em sua comunidade, em seu trabalho e, o mais importante, a direcionarem suas vidas conforme o plano de vida e carreira que desenvolvem ao longo do projeto. 

Em Foz do Iguaçu, mais de 2 mil jovens foram capacitados pelo programa com 85% da demanda atendida pelo mercado de trabalho.

Em 2023, o Trilha Jovem foi um dos oito projetos contemplados no Paraná para receber, em 2024, recursos do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Fonte: Assessoria

Autor do post