Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

7º boletim do IAT matém o Balneário de São Miguel do Iguaçu impróprio para banho

A bandeira vermelha indica que a água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal.

  • 02/02/2024
  • Foto(s): Arquivo/Costa Oeste News
  • Região
7º boletim do IAT matém o Balneário de São Miguel do Iguaçu impróprio para banho

O sétimo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (02) pelo Instituto Água e Terra (IAT), apontou que, apesar das fortes chuvas, houve uma melhora nas condições para banho nas praias e rios do Paraná. Dos 66 locais monitorados, 56 foram considerados próprios, o que representa 85% do total, um aumento de 3 pontos percentuais em relação à amostragem da semana passada.

Locais próprios para banho (bandeira azul):

Nestes locais a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática.

Locais impróprios para banho (bandeira vermelha):

A água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal. Estes locais devem ser evitados.

COSTAS OESTE E NORTE – Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade.

Houve, contudo, o acréscimo de um ponto com bandeira vermelha em Santa Helena. Os outros dois locais indicados como impróprios estão concentrados em São Miguel do Iguaçu, na praia artificial do Lago de Itaipu.


MONITORAMENTO – Os boletins de balneabilidade são disponibilizados semanalmente pelo IAT, durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada, serão emitidos oito boletins, até o dia 9 de fevereiro de 2023, semana do Carnaval.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.

Confira os boletins de balneabilidade do Litoral e das costas Oeste e Norte do Paraná. Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Confira os boletins de balneabilidade divulgados nesta sexta-feira (02): Litoral e Costas Oeste e Norte .

Fonte: Com info AEN

Autor do post