Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Onda de calor: Saiba como cuidar dos pets durante as altas temperaturas

O calor pode afetar os pets de diversas maneiras.

  • 02/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Onda de calor:  Saiba como cuidar dos pets durante as altas temperaturas

Que calor! Essas palavras tem se repetido em todo lugar. Mas como os pets ficam diante de dias quentes? Como saber se meu animal está com calor?

Para falar sobre esse assunto, convidamos o coordenador do curso de medicina veterinária e também diretor técnico e geral do HVU – Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola da Faculdade UNIGUAÇU, Drd. Johany Vicente.

Como o calor pode afetar os pets?

O calor pode afetar os pets de diversas maneiras, tal como afeta os humanos. Por exemplo, as queimaduras nas patas são um risco quando expostas a superfícies quentes, como o asfalto, que podem causar danos se o contato for prolongado. A desidratação é outra preocupação, já que os animais, assim como nós, podem desidratar rapidamente em climas quentes, especialmente se estiverem ativos. Além disso, animais com focinho curto, como cães braquicefálicos (buldogues, pugs, etc.), podem enfrentar dificuldades respiratórias durante o calor excessivo.

Como saber se meu pet está com calor?

Para saber se seu pet está com calor, fique atento aos seguintes sinais: ofegar excessivamente, língua pendurada para fora, respiração rápida e superficial, letargia ou fraqueza, gengivas pálidas, batimento cardíaco acelerado e vômito ou diarreia.

Em quais horários devem ser realizados os passeios nas ruas?

Os passeios devem ser realizados durante as horas mais frescas do dia, geralmente no início da manhã ou no final da tarde. Evite os horários de pico de calor, como o meio-dia.

O calor também pode aumentar a atividade de parasitas, como pulgas e carrapatos. Como evitar esses parasitas?

Para evitar parasitas como pulgas e carrapatos durante o calor, é importante manter uma rotina consistente de prevenção como o uso de repelentes e coleiras antipulgas e carrapatos. Mantenha o ambiente sempre limpo e lavando as roupas de cama do seu animal de estimação.

Dicas de como podemos refrescar os cães e gatos no calor:


– Certifique-se de que seu animal tenha acesso constante a água fresca e você pode adicionar cubos de gelo à água para mantê-la mais fria por mais tempo.


– Garanta que seu pet tenha acesso a áreas sombreadas e frescas em casa e durante os passeios.


– Banhos auxiliam a refrescar seu pet, mas o recomendado é de 7 a 15 dias, pois banhos com muita frequência podem desencadear problemas de pele.


– Brinquedos ou petiscos congelados são boas opções.

Se você deseja que seu pet realize um check up, basta entrar em contato (45) 3565-3037. O Hospital Veterinário fica no campus da Faculdade UNIGUAÇU, em São Miguel do Iguaçu, na Rua Valentim Celeste Palavro, número 985. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, e aos sábados das 08h às 12h.

Acompanhe o instagram e fique por dentro das novidades: @hvu.uniguaçu

Fonte: Assessoria