Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Recicla SMI: uma campanha que beneficia o meio ambiente e a economia local

O programa incentiva a separação e a troca de materiais recicláveis por produtos da feirinha do produtor.

O programa Recicla SMI é uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a reciclagem e estimular o consumo de produtos locais. O Costa Oeste Newes realizou entrevista com Devanir André, tecnólogo ambiental, e Andryws Rafael, técnico da UVR, que explicaram como funciona a campanha.

Segundo Devanir, a campanha teve início em 2021 e trabalha com quatro conjuntos: a população, que separa o material reciclável que tem e leva até a feirinha; a AMAR, Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem, que recebe o material e o reverte em vale compras; a feirinha do produtor, onde os vales compras podem ser trocados por produtos frescos e locais; e a Secretaria de Meio Ambiente, que faz ações de educação ambiental e divulgação.

“Essa é uma campanha que beneficia tanto o meio ambiente quanto a economia local. A população além de entregar o seu material reciclável, fazendo essa parte de separação também, recebe um vale compras que pode ser trocado por produtos da feirinha, fomentando então a economia local”, disse Devanir.

Andryws, por sua vez, apresentou os números referentes a 2023. “A gente realizou 11 campanhas. A gente teve um número bem expressivo, chegou a quase 3 toneladas de materiais reciclados, é um número grande para uma campanha que está ganhando dimensão no município. A gente gerou de vale em trocas na faixa de R$ 1.500, esse valor foi convertido para a feirinha do produtor. Esse material a gente deixou de ser disposto incorretamente, ele voltou para o processo, foi reciclado”, afirmou.

Devanir informou ainda que a primeira edição da campanha em 2024 será realizada neste sábado (13). Ele convidou a população a participar e a contribuir com o programa Recicla SMI. “A gente incentiva e convida a participação e a gente percebe que durante a evolução da campanha a adesão tem sido maior. A gente conta com o apoio de todos para fazer essa campanha cada vez mais forte e mais presente no nosso município”, concluiu.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post