Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Engenharia Agrícola auxilia produtor no dia a dia

'Temos uma grande quantidade de novas tecnologias chegando, e o desafio dos acadêmicos é validar, para que possam gerar benefícios aos produtores'

A disponibilidade de novas tecnologias, aliadas às suas validações pela academia, são itens que refletem em planejamento e maior produtividade.

Uma das áreas de atuação da Engenharia Agrícola está ligada ao geoprocessamento e a utilização de drones. Mas para que isso chegue até as propriedades é necessário passar pelo processo de validação dentro da academia.

Para o Coordenador do Curso de Engenharia Agrícola da UNIOESTE Cascavel, Elivelto Mercante, as validações dentro da academia fazem a diferença dentro da propriedade. “Dentro da Engenharia Agrícola nós temos várias áreas de atuação, uma delas é trabalhar com a parte de geoprocessamento, onde se faz o sensoriamento remoto, imagens de satélite, imagens de drone e utilização de drone para parte de pulverização. Pensando em novas tecnologias, temos uma grande quantidade que estão chegando. Com os alunos de Pós Graduação, a UNIOESTE Cascavel desenvolve pesquisas para validar essas tecnologias”, cita ele. 

Através das imagens de satélites, em um cenário mais amplo, é possível antecipar muitas informações.

“Se a gente pensar em imagem de satélite é algo que tem uma abrangência muito grande. Podemos por exemplo, demonstrar a realidade de vários municípios em somente uma imagem, e de uma maneira mais regional fazer um levantamento de área plantada e ir trabalhando durante todo o ciclo, conseguimos também antecipar a quantidade de produção e também a questão de armazenamento e logística”, fala Elivelto.

Se pensando na análise das imagens de satélites dentro da propriedade, existe a possibilidade de gerar benefícios diretos e imediatos que refletem na produtividade.

“Pensando mais a nível de propriedade, o agricultor que dispõe, ou que contrata esses equipamentos de drone com imagens, consegue ter um planejamento melhor dentro da propriedade e um acompanhamento dessa cultura que está ali instalada. Sempre com o objetivo de agregar na produção para que seja possível uma maior produtividade nessas áreas agrícolas”, conclui o Coordenador.

Fonte: Costa Oeste News