Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Raulique Farias destaca o papel do Legislativo e as verbas conquistadas para São Miguel do Iguaçu

O vereador do MDB também comentou sobre as contas do ex-prefeito Cláudio Dutra e os planos para 2024.

  • 05/01/2024
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Costa Oeste News realizou entrevista com o vereador Raulique Farias, de São Miguel do Iguaçu, nesta sexta (05). Ele falou sobre o desempenho da Câmara em 2023, as lutas e conquistas que fizeram parte da atuação, o resultado da última sessão que reprovou as contas do ex-prefeito Cláudio Dutra e aprovou as contas do ex-prefeito Bissolotti, o projeto político para 2024 e as prioridades para o município.

Raulique Farias avaliou que a Câmara cumpriu todos os deveres, fiscalizando o prefeito, fazendo com que as leis fossem cumpridas e auxiliando o Executivo a fazer a coisa certa. Ele disse que a intenção do Legislativo nunca é caçar Prefeito, mas sempre colaborar para o bem da cidade. “Cumprimos todos os nossos deveres na Câmara. Nós conseguimos na nossa legislatura manter os nossos compromissos todos em dia, fiscalizando o prefeito, fazendo com que as leis fossem cumpridas. A intenção do Legislativo nunca é caçar Prefeito, mas sempre auxiliar para que ele faça a coisa certa”, afirmou.

Ele também ressaltou as verbas que conseguiu trazer para São Miguel do Iguaçu, com o apoio de deputados estaduais e federais, como Sandro Alex e Hussein Bakri. Ele afirmou que foram mais de 15 milhões de reais em recursos, que serão investidos em obras como a escola da São Jorge, um projeto do Governo do Estado. “Não é obrigação do vereador correr atrás de verba pro município, mas houve essa abertura, os deputados tanto estaduais, quanto federais, deram essa abertura e eu digo abertamente e com muita alegria, que hoje São Miguel do Iguaçu é bem representado por vários deputados. Tanto eu quanto a Juliane, é o Sandro Alex, deputado federal e também secretário de infraestrutura do Paraná e o também o Hussein Bakri, que hoje é líder do governo. Eles trouxeram para nós bem mais do que 15 milhões de reais em verbas. Até no mês de julho começa a ser executado a escola da São Jorge, é um projeto do Governo do Estado, mérito de um executivo que foi buscar, de uns vereadores que o apoiaram”, destacou.

Sobre a reprovação das contas do ex-prefeito Cláudio Dutra, ele negou que fosse perseguição política e disse que havia muitos motivos para reprovar, como a compra de um terreno para fazer um lixão, que não foi concretizada. “Muitos podem falar que é perseguição política, que é voto político, mas do meu particularmente não é. Teria muitos motivos para reprovar as contas do ex-prefeito, por quê? Ainda tem muitas perguntas que foram feitas e não foram respondidas, poderia aqui citar um monte de coisas… Vou citar só um exemplo, as contas eram de 2013 para 2023, são 10 anos demorou-se muito, muito tempo recorrendo. Em 2015, houve uma compra de um terreno para fazer um lixão, e compraram esse terreno, aprovado pelo IAP por tudo quanto é órgão. Foram feitas permutas de vários lotes e não foi concretizada a obra”, explicou.

Quanto ao seu projeto político para 2024, ele disse que está numa situação delicada, pois se preparou muito para ser candidato a prefeito ou a vice, mas está no mesmo partido do atual prefeito Mota, que está fazendo um bom trabalho. Ele disse que respeita a hierarquia do MDB e que vai esperar a definição do partido. “Estou numa situação muito delicada, me preparei muito politicamente, eu tenho um grupo bom e falo, quem votou em mim, pode bater no peito e se orgulhar porque o trabalho que me foi colocado, estou fazendo com maestria e com muita honestidade. Hoje eu já fiz gestão pública o que você pensar de cursos em cima do executivo, eu fiz. Então eu estaria pronto para ser ou candidato a prefeito ou a vice, mas estou no mesmo partido do seu Mota e existe dentro do MDB a hierarquia, então nós temos que respeitar e o seu Mota ele está fazendo bom trabalho”, declarou.

Ele também apontou as prioridades para 2024, como a solução da falta de energia elétrica, que afeta os aviários e outras atividades rurais, e a abertura do Hospital Madre De Dio, que vai atender a região inteira. Ele disse que está lutando junto à Copel e ao Executivo para resolver esses problemas. “Eu tô com uma luta muito grande perante essa falta de energia elétrica, eu estava falando com o superintendente da Copel e ele frisou que até Março ou Abril já sai a nossa subestação. A questão dos aviários a apaga-se muitas a muitas vezes a energia, conseguimos fazer uma reunião junto a Copel e agora nós conseguimos junto ao executivo concretizar esse pedido, para que faça podas ou e também retiradas de árvores nas redes elétricas. Agora há poucos dias faltou energia na linha Ipiranga, por isso, árvores pegando na rede. A outra luta é abrir aquele Hospital Madre De Dio, independente de política, não vai atender só o nosso município, vai atender a região inteira. Para você ter uma ideia, hoje se gasta mais no transporte, do que na própria cirurgia, então o nosso munícipe ele vai parar de sofrer”, afirmou.

Por fim, ele fez uma consideração sobre deixar o orgulho de lado e olhar para quem está próximo. “Vamos parar um pouquinho com o nosso orgulho. Vamos começar olhar para quem está do lado. A vida é tão curta pra gente ficar prestando atenção no que os outros estão fazendo, e às vezes a gente deixa de fazer o certo”, concluiu.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post