Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereador Eloi Racki fala sobre as conquistas sociais e esportivas e o cenário político para 2024

O parlamentar avaliou positivamente o trabalho da Câmara de São Miguel do Iguaçu, destacando a parceria com o Executivo e a análise criteriosa dos projetos de lei.

  • 28/12/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Costa Oeste News entrevistou na manhã desta quinta-feira (28) o vereador Eloi Racki (PL) de São Miguel do Iguaçu. Ele é o terceiro entrevistado da rodada de entrevistas que o Costa Oeste News propôs aos legisladores, para que eles façam uma prestação de contas do ano de 2023.

O parlamentar avaliou positivamente o trabalho da Câmara Municipal, destacando a parceria com o Executivo e a análise criteriosa dos projetos de lei.

"A Câmara trabalhou bastante, os projetos vieram do Executivo pra gente tá analisando, avaliando, dando um parecer favorável aos projetos que são bons. Alguns foram analisados, retornaram para o Executivo, para ser melhorado e o que não foi, a gente percebeu que não era em benefício para a população, que algo não estava correto, alguns deles foram reprovados. Mas um trabalho sempre em parceria, uma Câmara bastante harmoniosa."

Racki também falou sobre as suas principais ações na área social e esportiva, citando a parceria com a Pastoral da Criança e a reforma de uma quadra na escola Coelho Neto, no distrito de Aurora do Iguaçu.

"Eu trabalhei bastante na parte social, parceria com a Pastoral da Criança aonde eu disponibilizei uma verba impositiva para ser comprado fraldas, leite, a gente sabe a necessidade de estar atendendo essa entidade. Ela representa muito na parte do Social na nossa cidade. No esporte conseguimos uma verba importante no estado junto ao Deputado Marciel Micheletto, um recurso de 100.000 reais, aonde foi reformado uma quadra na escola Coelho Neto no distrito de Aurora do Iguaçu, era uma demanda antiga."

Sobre a última sessão da Câmara, que reprovou as contas do ex-prefeito Cláudio Dutra e aprovou as contas do ex-prefeito Bissolotti, o vereador disse que seguiu o parecer favorável do Tribunal de Contas, que veio apenas com uma ressalva. Ele criticou os votos contrários, que segundo ele, foram motivados por questões políticas. 

 "Eu faço parte da comissão de ética da Câmara, a gente analisou e esse parecer favorável do Tribunal de Contas veio apenas com uma ressalva, um alerta, não faça de novo, não é uma reprovação! Então ela veio 2013 com uma ressalva 2013/14 e a de 2020, veio aprovada totalmente. Foi feito o relatório nosso da comissão juntamente com o jurídico da Câmara, acompanhamos todos. Muito me surpreende, na hora da votação ter esses votos contrários. Tenho certeza que já foi um voto político, avisando a próxima eleição. Fui bastante pressionado pelo Executivo, fui chamado no gabinete do prefeito, ele questionou sobre esse voto, se eu estaria com o ladrão, foi isso que ele falou. Eu perguntei para ele, se o ex-prefeito Cláudio Dutra é ladrão, ele era o presidente da Câmara, por que não houve uma denúncia?"

Por fim, o vereador falou sobre o seu projeto político para 2024, anunciando que é pré-candidato a prefeito pelo PL, a pedido do partido e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele disse que quer esclarecer vários fatos que acontecem na cidade, como a iluminação pública, a licitação e a Copel. Ele também desejou um feliz ano novo para a população de São Miguel do Iguaçu.

"Nós tivemos recentemente em Brasília, visitando o Gabinete do deputado Vermelho, a gente teve uma conversa com o presidente Nacional do PL, ele passou para mim que onde houvesse um vereador do PL, tinha um pedido especial do nosso ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que colocasse o nome à disposição para prefeito. Diante disso, sou pré-candidato hoje a prefeito a pedido do partido. Acredito que vamos ter bastante trabalho. Queremos esclarecer vários fatos que tem na cidade, da iluminação pública, sou bastante cobrado, Passamos um Natal na escura, houve um problema na licitação e a gente quer saber e passar o que aconteceu. Voltando à Câmara, a gente tá propondo uma uma comissão de investigação a respeito do que realmente houve. Cobrar a Copel, o que que tá acontecendo com São Miguel e o tempo nem começa a chover, tá caindo a energia. Agora se aproximando já do fim de ano, eu quero desejar a população São Miguel de Iguaçu, um feliz ano novo, ano que vem seja um ano mais ainda abençoado."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post