Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ponte da Fraternidade: saiba qual documentação brasileira obrigatória para ingressar por via terrestre na Argentina

Região de fronteira entre Brasil e Argentina costuma ter movimento dobrado neste período do ano.

  • 28/12/2023
  • Foto(s): Reprodução RPC
  • Região
Ponte da Fraternidade: saiba qual documentação brasileira obrigatória para ingressar por via terrestre na Argentina

A região de fronteira entre Brasil e Argentina, em especial nas cidades de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná e Puerto Iguaçu, costuma ter aumento na movimentação no fim de ano que coincide também com férias escolares, o que leva muita gente para a região.

Segundo a Receita Federal, nesta época do ano, o movimento na fronteira pode dobrar e até triplicar em relação a outros meses de baixa temporada. São principalmente brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos que transitam pela região.

Filas de mais de três quilômetros entre a cidade paranaense e a argentina têm sido registradas nos últimos dias, o que requer paciência e também atenção quanto à documentação necessária para que a travessia ocorra de forma tranquila e segura.

Documentos para entrar na Argentina via terrestre:

RG (com menos de 10 anos de expedição) ou passaporte para moradores da fronteira e turistas brasileiros.

Menores de idade devem estar acompanhados dos pais. Em caso de ausência de um dos dois, é preciso ter autorização judicial por escrito e reconhecida em cartório. Bebês também precisam de documento oficial com foto.

Carteira Nacional de Habilitação (apenas para o motorista) para ingresso até Puerto Iguazú. Caso o motorista ingresse para outras cidades, é necessário que apresente RG ou passaporte não sendo aceita a CNH.

Documentos digitais não são aceitos.

Para entrar com veículo, é necessário que o mesmo esteja no nome do motorista, caso contrário é preciso ter autorização preenchida pelo proprietário. Para viajar pelas rodovias da Argentina é obrigatório o seguro carta-verde.

Mesmo que a exigência de carteira de vacinação tenha caído, é recomendável ter ela em mãos, atualizada. Em caso de sintomas de doenças respiratórias, a recomendação é não cruzar a fronteira.

Fonte: G1

Autor do post