Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Processo seletivo externo de Itaipu para 31 cargos recebe 21.295 inscrições

As provas acontecerão em 21 de janeiro, em Curitiba e em Foz do Iguaçu.

  • 18/12/2023
  • Foto(s): Envato
  • Região
Processo seletivo externo de Itaipu para 31 cargos recebe 21.295 inscrições

No total, 21.295 pessoas se inscreveram para o processo seletivo externo de Itaipu. Os candidatos (as) vão disputar 31 cargos, de níveis médio, técnico e superior. As provas acontecerão em 21 de janeiro, em Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

Dos inscritos, 2.951 pessoas se declaram negras e outras 600 com algum tipo de deficiência (PcDs). As inscrições foram feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. O novo processo seletivo externo é para admissão imediata e formação de cadastro de reserva. Os salários iniciais vão de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45.

Para o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, o número de inscritos é bastante expressivo e muito plural, o que mostra que Itaipu é uma empresa que chama a atenção dos profissionais. “Estamos contentes com a quantidade de inscritos, sabemos que será um processo disputado e que deve selecionar pessoas muito qualificadas para compor o quadro de empregados da margem brasileira, que já é reconhecido pela sua eficiência e comprometimento.”

O edital com informações detalhadas de todo o processo seletivo foi publicado nos sites da Itaipu Binacional e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do certame.

Vantagens

A Itaipu oferece ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes e auxílio-educação para os dependentes até a conclusão do nível médio – entre outros.

A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). A lotação do candidato será informada quando de sua convocação para o suprimento de uma vaga, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.

Admissão na Itaipu

A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.

O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados, mas Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na empresa. O último processo seletivo foi em 2019.

Fonte: Assessoria

Autor do post