Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu é sede de encontro do Mercosul para combate a crimes cibernéticos

Reunião é a última dos países antes da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para crimes cibernéticos, que deve acontecer em janeiro de 2024, em Nova York (EUA).

  • 06/12/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu é sede de encontro do Mercosul para combate a crimes cibernéticos

A Itaipu Binacional recebeu nesta quarta-feira (6) um encontro dos Estados Parte do Mercosul e Estados Associados para desenvolver estratégias de cooperação jurídica internacional no combate a crimes cibernéticos transnacionais. A abertura da reunião, que termina nesta sexta-feira (8), foi no Auditório Integração, na Central Hidrelétrica Itaipu.

O evento reúne 30 autoridades de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai, além da delegação brasileira. O objetivo é definir um alinhamento regional da América do Sul para ser levado à Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre crimes cibernéticos. O evento acontece em janeiro de 2024, em Nova York, nos Estados Unidos.

O diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari, fez a fala de abertura aos participantes lembrando que, em 2004, quando era secretário da Segurança Pública do Paraná, criou o primeiro núcleo de combate ao crime cibernético no Estado. “Para Itaipu, é uma honra sediar um evento desta importância com representantes de vários países da América do Sul”, afirmou.

Para a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Carolina Yumi de Souza, “nenhuma outra instituição incorpora a ideia de cooperação entre países como Itaipu, especialmente por estar na Tríplice Fronteira, que é uma região muito importante para a cooperação jurídica internacional no combate a esse tipo de crime”, afirmou.

De acordo com ela, esta é a primeira vez que os países do Mercosul e associados se encontram, fora do âmbito da ONU, para tratar sobre o tema. O último encontro havia sido em agosto, na sede da ONU, em Nova York. “Nossa intenção é decidir uma estratégia na cooperação jurídica internacional entre os países no combate aos crimes cibernéticos, mas também fechar um posicionamento do bloco para a negociação da convenção da ONU, em janeiro”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Autor do post