Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vice-prefeito consegue liminar para assumir prefeitura durante ausência de Chico

Prefeito viaja para a China, onde participa do Fórum Liangzhu. Ele foi convidado pelo governo chinês, que pagará as despesas da viagem.

Vice-prefeito consegue liminar para assumir prefeitura durante ausência de Chico

A justiça de Foz do Iguaçu concedeu liminar favorável ao vice-prefeito Francisco Sampaio para assumir prefeitura durante viagem do prefeito Chico Brasileiro. Dessa forma, Sampaio deve assumir o cargo nesta quinta-feira (30) permanecendo até o dia 05 de dezembro. No período, Chico Brasileiro viaja para a China, em visita oficial.

O imbróglio entre prefeito e vice iniciou na última sexta-feira (24) quando Chico enviou dois ofícios à Câmara Municipal de Vereadores. Com viagem marcada para a China, Brasileiro informou no primeiro documento que passaria o cargo ao vice. No entanto, logo depois encaminhou o segundo informando que não haveria transmissão de cargo.

Para negar a transmissão do cargo, o prefeito alegou que o período de ausência era inferior ao estipulado pelo art. 60 da Lei Orgânica do Município, que é de 15 dias. Para à Rádio Cultura, Brasileiro argumentou que atualmente é possível assinar documento em qualquer lugar via internet e que na última vez que assumiu, Sampaio teria se recusado a assinar documentos importantes.

Na liminar favorável a Sampaio, o juiz Rodrigo Luis Giacomin argumentou que "admitir a ausência do Chefe do Executivo, sem a devida substituição, poderia ensejar evidente prejuízo as responsabilidades e deveres inerentes ao Poder Executivo local, implicando, ainda que de forma indireta, potencial violação aos interesses dos munícipes".

"Por estas razões, atento a tudo o que foi exposto, defiro a liminar pleiteada, para o fim exclusivo de determinar que a autoridade coatora assegure a substituição temporária de seu cargo durante o período de ausência descrito na inicial, observada a linha de assunção estipulada pela Lei Orgânica do Município de Foz do Iguaçu/PR. Oficie-se a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, para o seu devido cumprimento" concluiu.

Viagem

O prefeito Chico Brasileiro, convidado pelo governo chinês, que cobrirá as despesas, participará do Fórum Liangzhu. O gabinete ressaltou que Foz do Iguaçu foi a única cidade da América Latina convidada a integrar a Federação Internacional de Turismo da República Popular da China. O evento reunirá representantes de 30 cidades estrangeiras e 30 chinesas, visando impulsionar o setor do turismo, aproveitando o potencial e as características de cada região.

Fonte: PORTAL CIDADE

Autor do post