Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara aprova projeto de lei que institui 21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres de Medianeira

A Campanha traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra mulheres.

  • 29/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Câmara aprova projeto de lei que institui 21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres de Medianeira

A Câmara Municipal de Medianeira realizou na segunda-feira, dia 27, mais uma sessão ordinária para discussão e votação em Plenário de proposições de relevante interesse público. Uma das matérias aprovadas por unanimidade foi o Projeto de Lei n.º 097/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui os “21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres de Medianeira”, a ser celebrado anualmente entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

A tribuna foi utilizada por convidadas que discursaram sobre o assunto. A psicóloga e presidente do conselho municipal dos direitos da mulher, Patrícia Weizenmann, fez uso do espaço para agradecer a contribuição de todos que estão colaborando com as ações em prol dessa luta, e explanou detalhes sobre a Campanha, que é uma iniciativa a nível nacional do CNJ - Conselho Nacional de Justiça. 

A Campanha traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra mulheres e busca sensibilizar a sociedade sobre suas vulnerabilidades. O movimento contou com mais de mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei que foi aprovado pelo Plenário.

Patrícia mencionou também a série de atividades realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, e Secretaria de Assistência Social em 2023, e convidou o público para a Caminhada pela Paz, com data prevista para o dia 10 de dezembro, às 8h, com saída em frente ao prédio do SESC/SENAI.

A vice-presidente do conselho municipal dos direitos da mulher, Roseli Turcatel Motter, usou a Tribuna para comentar sobre a passagem do dia 25 de novembro, uma data marcante que é celebrado através da ação mundial que se iniciou em 1991, intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas e mortas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960. 

Roseli desenhou com “X” na mão esquerda, e expressou ao Plenário um pedido de basta à violência contra as mulheres. “Quero dizer a todas as mulheres que sofreram ou sofrem com agressões: chega de violência! A Polícia Militar orienta às mulheres a utilizarem este símbolo para denunciar um possível estado de perigo ou vulnerabilidade, para que o agressor seja denunciado”, disse. 

Roseli parabenizou as vereadoras pela participação nas ações do Conselho e finalizou ressaltando que o assunto é de interesse de toda a comunidade.

Fonte: Assessoria com Costa Oeste News

Autor do post