Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Faculdade UNIGUAÇU realizará Vestibular Indígena nesta sexta-feira (01/12)

  • 29/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Faculdade UNIGUAÇU realizará Vestibular Indígena nesta sexta-feira (01/12)

Em um compromisso de valorizar e abrir caminhos para os talentos e heranças culturais dos povos indígenas, a Faculdade UNIGUAÇU anuncia que vai realizar o Vestibular Indígena nesta sexta-feira (01/12) às 19h no campus da instituição. 

Uma porta de entrada para o ensino superior dedicada exclusivamente aos membros das comunidades indígenas das Aldeias e Terras Indígenas Avá Guarani Tekoha Ocoy em São Miguel do Iguaçu – PR e Aty Miri em Itaipulândia – PR.

O processo seletivo está marcado para o dia 01 de dezembro de 2023, às 19h, e será destinado exclusivamente aos povos originários, um momento significativo para o fortalecimento da identidade e dos laços culturais.

Inscrições

Os participantes devem preencher a declaração de pertencimento étnico, entregue nas aldeias para as autoridades, junto com a ficha de inscrição, comprovando seu pertencimento étnico.

Prova

A etapa de avaliação está agendada para o dia 12/01/2023, das 19h às 22h30, nas dependências da Faculdade UNIGUAÇU, oferecendo uma oportunidade única de acesso ao ensino superior. Essa iniciativa se destaca não apenas por oferecer uma chance de formação acadêmica, mas por se alinhar a um compromisso maior com a comunidade e a cultura indígena. 

No Paraná, existe a presença de 3 etnias – Guarani, Kaingang e Xetá – em 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal é um marco de diversidade e tradição.

Na Aldeia Avá Guarani Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, a história se entrelaça com a construção da Usina de Itaipu, forçando o deslocamento da comunidade em 1982 para as terras atuais, demarcadas em 1987. Com 170 famílias e cerca de 700 pessoas, incluindo 364 alunos matriculados até o ensino médio, a identidade da comunidade mantém viva sua cultura e por meio da Escola Indígena.

Já em Itaipulândia, na Aldeia Aty Miri, aproximadamente 60 famílias preservam seus laços ancestrais, muitos vindos da aldeia em São Miguel do Iguaçu. Essas comunidades guardam uma riqueza de suas tradições e conhecimentos.

Ao realizar esse vestibular específico, A Faculdade UNIGUAÇU busca não apenas oferecer bolsas de estudo, mas estabelecer um diálogo profundo com a comunidade, criando pontes para:

Contribuição para a Comunidade

Os estudantes formados terão o potencial de contribuir significativamente com suas comunidades de origem.

Justiça Social e Questões Indígenas

Ao abordar a complexidade dessas questões, a instituição se aproxima da busca por equidade e justiça social.

Valorização Cultural

Reconhecimento e respeito pela cultura, tradições e visão do mundo dos povos indígenas.

Estabelecimento de Redes

A importância de conexões entre os povos autóctones e a sociedade, compartilhando informações e conhecimentos.

A Faculdade UNIGUAÇU reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e cultural, promovendo a cidadania plena e o direito ao acesso à educação superior para os povos indígenas. Estar próxima dessas comunidades é um ato de reconhecimento e valorização da diversidade que enriquece nossa sociedade. Nessa oportunidade os candidatos irão concorrer a três bolsas integrais e sete bolsas parciais nos seguintes cursos: Agronomia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Educação Física, Terapia Ocupacional, Administração, Engenharia de Software, Pedagogia e Zootecnia. 

Fonte: Assessoria

Autor do post