Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Iniciativas da Frimesa em sustentabilidade são reconhecidas em nível estadual

  • 24/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Iniciativas da Frimesa em sustentabilidade são reconhecidas em nível estadual

A Frimesa foi certificada com Selo Clima Paraná, que reconhece empresas e instituições que adotam medidas para combater as mudanças climáticas no dia 09 de novembro. A entrega do certificado foi realizada durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa, em Curitiba.

Com as ações apresentadas, a Frimesa alcançou a classificação na categoria A, a mais alta certificação oferecida pelo prêmio, e foi certificada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) do Governo do Paraná. Entre as ações elencadas pela Frimesa estão o roadmap com metas voltadas para questões ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), o Complexo de Geração de Biogás da Unidade de Medianeira, e a divulgação voluntária do inventário de gases do efeito estufa (GEE) referente ao ano base de 2022.

As ações foram analisadas a partir do grau de complexidade, e ponderadas pelo tamanho da organização, ou seja, pequeno, médio ou grande porte. Conforme a nota obtida, as empresas também se classificavam nas categorias B, C e D. Neste ano, a metodologia de avaliação também incluiu critérios da agenda ESG.

Foram 132 organizações contempladas com o selo neste ano. Este reconhecimento é fruto do comprometimento das empresas com as práticas sustentáveis. A iniciativa mostra que o setor produtivo também trabalha para diminuição da pegada de carbono, contribui para a preservação do meio ambiente no estado do Paraná, e se preocupa com o futuro.

Compromissos com o clima

A Frimesa reforça sua determinação em reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes de suas atividades, e atuar na mitigação dos impactos ambientais. Com relação as ações para a redução da pegada de carbono e combate as mudanças climáticas, em agosto, a Frimesa firmou os seguintes compromissos:

- Tornar-se carbono neutro em emissões no escopo 1, até 2040;

- Alcançar 70% de biomassa de origem própria e 30% de mercado de externo de reflorestamento, até 2030;

- Alcançar 95,7% de fontes de energias renováveis nas indústrias, até 2030.

Entre as ações já implantadas ou em desenvolvimento pela Frimesa, estão:

- Implantação do complexo de Biogás na unidade Frigorífica de Medianeira, com objetivo de promover o tratamento dos resíduos industriais e geração de de energia renovável para uso na chamuscagem de suínos, em substituição ao gás liquefeito de petróleo - energia não renovável;

- Implantação de sistema de energia solar na Unidade Frigorífica de Assis Chateaubriand, para fornecimento de energia proveniente de forma limpa e sustentável;

- Programa de Bioenergia - Bioenergia Eficiência da Geração ao Consumo, com objetivo a autogeração de energia pela empresa.

Sustentabilidade 

Com alinhamento à questão ESG, o prêmio avaliou e reconheceu também o trabalho feito pela Frimesa com vista para áreas sociais, ambientais e de governança referente a atividade de 2022.

Dessa forma, ações de conscientização internas e externas da cooperativa ligadas a responsabilidade socioambiental e governança também foram avaliadas.

A conquista do Selo Clima Paraná certifica as iniciativas e práticas sustentáveis, incluídas no plano estratégico da empresa, e compartilhado com os colaboradores, para construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Sobre a Frimesa

A Frimesa Cooperativa Central, é uma empresa brasileira, fundada em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná. Sua sede fica localizada em Medianeira, no oeste paranaense e industrializa carne suína e leite. Formada por cinco cooperativas filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato), a Central é a 1ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil de recebimento de leite e a 11° maior cooperativa do Brasil. Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para diversos países. São mais de 11 mil colaboradores em corpo funcional.

Fonte: Assessoria

Autor do post