Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Passarela próxima às quedas das Cataratas do Iguaçu é liberada; fluxo permanece acima da média

Local foi fechado na quinta-feira (16) por medida de segurança. Vazão é de mais de 7 milhões de litros de água, 5 vezes acima do normal, que é de um milhão.

Passarela próxima às quedas das Cataratas do Iguaçu é liberada; fluxo permanece acima da média

A passarela próxima às quedas, do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, foi reaberta, nesse sábado (18), para os visitantes, segundo a concessionária responsável pelo parque.

O local foi fechado na quinta-feira (16), por questão de segurança devido à alta vazão de água.

Na manhã deste sábado, às 8h, a vazão foi de 7 milhões de litros de água por segundo, volume 5 vezes acima da média, que é de pouco mais de 1 milhão.

Em outubro, a vazão foi de 24 milhões de litros de água por segundo, segunda maior cheias das quedas desde 1997, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que monitora.

A cheia é reflexo das chuvas constantes que caíram sobre o Paraná durante outubro e novembro.

Como visitar as Cataratas

Ao comprar o ingresso, os turistas têm direito ao transporte até as quedas e acesso a uma trilha de vista panorâmica das Cataratas do Iguaçu, com 1,2 quilômetro de extensão.

No percurso, alguns mirantes permitem a visão mais próxima de alguns saltos.

Além da visitação às quedas, é possível fazer também passeios de helicóptero e barco, pagos à parte e não inclusos no ingresso comum.

As quedas

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu. A vazão média é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma "ferradura". As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.

Assim, 70% das quedas pertencem ao lado argentino e 30% ao lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.

Fonte: G1

Autor do post