Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lindeiros e Itaipu alinham ações para Inovação e desafios em convênios para a região

O valor total para a Linha Ecológica é de 13 milhões e 900 mil reais e terá duração de quatro anos.

  • 13/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Lindeiros e Itaipu alinham ações para Inovação e desafios em convênios para a região

Na última semana representantes da Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros se reuniram para alinhamento estratégico das ações do novo convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade e o Itaipu Mais que Energia. O valor total para a Linha Ecológica é de R$13,9 milhões e terá duração de quatro anos. A atuação abrange um território de 55 municípios, incluindo Santa Helena.


O diretor de cooperação, Carlos Carboni, ressaltou a relevância da parceria com os 55 municípios atendidos, destacando a importância da Educação Ambiental na formação de pessoas capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e desenvolver competências.


O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Evandro Grade (Zado), em sua fala, destacou a importância da parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento sustentável da região. O prefeito também ressaltou a necessidade de ações integradas de Educação Ambiental e Cultura para enfrentar os desafios ambientais e promover o desenvolvimento cultural do território.


O convênio, que abrange cinco eixos, 22 metas e 44 ações, visa promover ações educativas e culturais, difundindo conceitos e práticas da educação ambiental para a sustentabilidade. Entre os objetivos estão a realização de formações, seminários e ações práticas. Os cinco eixos estão divididos em Processos Formativos e Capacitações, Gestão Estratégica da Educação Ambiental e da Cultura no Território, Segurança Hídrica, Educomunicação e Cultura e Patrimônio.


A próxima etapa do convênio envolverá a realização de uma reunião de alinhamento com os gestores no dia 21 de novembro, onde será apresentado o plano de trabalho para a região.


A Itaipu Binacional, que já possui uma parceria consolidada há 21 anos com o Convênio Linha Ecológica, busca inovações para enfrentar os desafios atuais. A proposta do Programa Itaipu Mais que Energia, por exemplo, visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da região lindeira à Itaipu Binacional, por meio de ações nas áreas de saneamento ambiental, energias renováveis, manejo de água e solo e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.


A Itaipu Binacional e os municípios lindeiros seguem unindo esforços em prol de um futuro mais sustentável, segundo os parceiros, construindo juntos uma trajetória de inovação, compromisso ambiental e desenvolvimento socioeconômico.


A reunião também contou com a participação do superintendente do Meio Ambiente, Wilson Zonin, assessores do diretor de Coordenação, Leila Alberton e Adriano dos Santos, gerente de Departamento, Gilmar Secco, a Gerente de Divisão, Cintia Valoto, o tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, vereador de Marechal Cândido Rondon, Cristiano Metzner (Suko) e a equipe técnica do convênio.

Fonte: Assessoria

Autor do post