Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Avanços e desafios dos Biológicos

Os Biológicos serão fundamentais para dar uma sobrevida para o sistema de produção, porém, ainda precisamos superar muitos desafios

Como será o futuro dos Biológicos? Como está a nossa legislação atualmente? O que precisa evoluir para que os produtos possam efetivamente beneficiar os produtores rurais? 

São essas dúvidas que vamos sanar com a participação de dois pesquisadores e professores da UTFPR, que são autoridades no assunto, Paulo Adami e Sérgio Mazaro. Juntos, fazem um balanço do estágio que nos encontramos e como deverá ser nos próximos anos. 

“Quando a gente olha os problemas atuais que temos no agro, percebemos que os Biológicos serão fundamentais para dar uma sobrevida para o sistema de produção. A gente, cada vez mais, vai adotar o uso de bio no agro Brasileiro”, cita Paulo Adami. 


“Não temos dúvida que temos muitos desafios quando se fala em Biológico. Começando pela necessidade de termos uma legislação mais clara, considerando a qualidade, segurança e registro dos produtos. Outra questão importante para o futuro dos bio é a necessidade de profissionalização dos técnicos. Uma questão muito importante também é a conscientização do produtor rural, que precisa ter entendimento que trabalhar com Biológico é diferente, pois está se trabalhando com agente vivo e isso demanda de cuidados específicos”, fala Sérgio Mazaro.

Biológicos, quem não usou, vai usar. “Pois é um caminho sem volta e não existe nenhuma empresa que queira ficar fora desse negócio. No final, isso vai ser bom para os consumidores e para a sociedade de maneira geral, evoluindo cada vez mais rápido”, conclui Paulo Adami.

Fonte: Costa Oeste News