Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professores da Educação Especial passam por formação continuada

A formação foi com a pedagoga e psicopedagoga, Rossana Botini.

  • 09/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Professores da Educação Especial passam por formação continuada

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta quinta-feira, 09, nas dependências do auditório da Câmara Municipal, uma formação continuada para os servidores que atuam com a Educação Especial.

Participaram da capacitação professores que trabalham com Sala de Recurso, Classe Especial, Sala de Deficiência Visual, Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) e coordenadores das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

A formação foi com a pedagoga e psicopedagoga, Rossana Botini, que trabalhou o tema: ‘Educação Inclusiva, quem são nossos alunos?’. “Focamos a prática desse trabalho porque a teoria os professores têm domínio. Analisamos os desafios, recursos e trocamos ideias e experiências do dia-a-dia”, contou Rossana.

A professora PAEE da Escola Municipal Osório, Alcinda Brachtvogel, disse que a formação foi um guia importante no desempenho do trabalho. “Quando nos dispomos à aprendizagem abrimos caminhos para novas possibilidades”, completou.

A professora de Sala de Recurso, Jucilene Sales Brito, observou que há necessidade de tempos em tempos realizar esse tipo de formação. “Momento de parada, reflexão, que faz a diferença para nós profissionais”, citou.

A demanda da educação especial vem crescendo muito na atualidade. “Com isso, a equipe técnica da secretaria municipal de Educação vem buscando cada vez mais capacitar os professores das escolas e CMEI’s do município, Sala de Recursos Multifuncional, Classe Especial e também professores de apoio para atender da melhor forma as crianças auxiliando-as em seu desenvolvimento escolar e social”, disse a coordenadora da equipe técnica da secretaria, Tatiani Magagnin. 

Diante da diversidade de habilidades, contextos, capacidades e experiências dos alunos, verifica-se a necessidade constante de capacitação aos profissionais da área da Educação, tendo em vista que a escola, em especial, desempenha um importante papel em seu desenvolvimento. “Sendo assim, a importância em se trabalhar sobre a Educação Especial e Inclusiva, considerando a crescente demanda de crianças com deficiência, transtornos e necessidades educacionais especiais, de modo a contribuir em seu processo de ensino-aprendizagem por meio de práticas educacionais inclusivas e adaptadas conforme sua demanda”, salientou a psicóloga da secretaria, Kinberli Marques Magalhães.

Para a secretária de Educação, Solange Gamba, o professor, o profissional que escolhe trabalhar com a educação especial, tem que estar bem preparado para poder atender nossos alunos que estão inclusos nas salas de aula. “A responsabilidade é de todos os envolvidos dentro das escolas e CMEIs, e para os alunos especiais vai além, por necessitar de adaptações constantes para com o seu dia-a-dia”, enfatizou.

Fonte: Assessoria

Autor do post