Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu completa três meses sob nova direção

O diretor de segurança do município, Juliano Santos, fala sobre as ações e os desafios da Guarda Municipal, que tem atuado de forma mais participativa na segurança pública.

  • 08/11/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O costa Oeste News entrevistou o diretor de segurança do município, Juliano Santos, que está à frente da Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu há três meses. O soldado Juliano, como é conhecido, destacou as ações diárias desenvolvidas e os números de atendimentos realizados em 2023.

Juliano contou que a experiência como diretor da Guarda tem sido “bem gratificante” e que o pessoal tem demonstrado “força de vontade”. Ele afirmou que, apesar de todas as dificuldades, a Guarda tem se mostrado uma “instituição guerreira, batalhadora, que tem que tirar o chapéu”.

Ele também relatou que a rotina mudou bastante, pois agora ele tem uma instituição para coordenar, além da correria. “É um aprendizado, são novos conhecimentos, novos amigos, novos desafios, o corpo a corpo nesse trabalho”, afirmou.

Sobre a abordagem da Guarda Municipal a um indivíduo que tinha um mandado de prisão durante um jogo no ginásio Joelson Marcelino, no dia 21 de outubro, que dividiu opiniões nas redes sociais, Juliano explicou que o suspeito fugiu ao ver a equipe da Guarda e que foi verificado que ele estava com mandado de prisão por Foz do Iguaçu. “A guarda conduziu para a delegacia para realizar as providências cabíveis”, declarou.

Juliano expressou que ficou “chateado” com a divisão de opiniões, pois acredita que o indivíduo tem que pagar pelo que fez. “Quem vê cara, não vê coração. Acredito que o pessoal não sabia do que se tratava e daí cada um fica tendo um um pré-conceito”, lamentou.

Quanto aos próximos passos da Guarda, Juliano disse que vai seguir com os treinamentos, dando condições para que os guardas possam exercer um trabalho melhor. Ele também disse que tem feito várias parcerias com outros órgãos de segurança, com tudo dentro da legalidade, pois a Guarda tem as suas limitações.

Ele também defendeu a necessidade da Guarda Municipal fazer uso da arma de fogo. “Tanto é, que recentemente eu estive conversando com o prefeito Mota, ele enviou um ofício para a Polícia Federal, solicitando a documentação pertinente para que a Guarda fosse armada. Se tudo der certo, a gente vai estar com a Guarda Municipal equipada e armada”, revelou.

Sobre o contingente, Juliano disse que a Guarda passou por uma reestruturação e que está buscando o fardamento. Ele disse que a Guarda tem três viaturas e que foram realizados 1400 atendimentos. “O contingente está bom, mas pode melhorar. Estamos em 12 guardas municipais, cinco agentes de trânsito, mas eu espero que tenha um novo concurso e que venha mais guardas municipais para agregar”, finalizou.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post