Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu adere ao Novembro Azul com campanhas internas e iluminação de edificações da usina

Movimento incentiva população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças comuns entre os homens, como o câncer de próstata.

  • 04/11/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu adere ao Novembro Azul com campanhas internas e iluminação de edificações da usina

A Itaipu entra na campanha Novembro Azul com a realização de campanhas internas e a iluminação das edificações da usina com as cores do movimento. O objetivo é incentivar a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças comuns entre os homens, como o câncer de próstata, entre outras.

A Itaipu sempre está envolvida em todas as campanhas temáticas de prevenção e cuidados com a saúde da população. Até o final do mês, as calotas, o monumento da Unila, a fachada do Centro de Recepção de Visitantes e a Iluminação da Barragem estarão com as cores do movimento.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, diz que “a adesão ao movimento Novembro Azul é uma forma de chamar a atenção dos homens para se cuidarem, não só em relação ao câncer de próstata, mas também em casos de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras”. 

“Infelizmente, os homens procuram menos os serviços de saúde e fazem menos exames preventivos do que as mulheres. Muitos esperam as doenças se manifestarem para então tomar uma atitude. Isso precisa mudar, cuidar da saúde também é coisa de homem e salva vidas”. E complementa: “Daí a importância de cultivar hábitos saudáveis”.

Ações internas

Internamente, a Itaipu priorizou algumas medidas para ajudar, ao longo de todo o mês, os empregados a darem um tempo nas atribulações do dia a dia para fazerem exames preventivos do câncer de próstata sem a limitação de quantidade. 

A medida é válida para os exames clínicos laboratoriais (PSA livre e total) e de imagem (ultrassonografia de abdômen total), que até o fim de novembro ficam, por liberação da Itaipu, livres da carência (um por mês para os laboratoriais e um a cada seis meses para o de imagem).

A ação contempla todos os beneficiários do Plano de Saúde da Itaipu (PAMHO), tanto os titulares quanto os dependentes, e integra a série de iniciativas da empresa para promover a campanha Novembro Azul. 

Além dos exames exigidos pela legislação trabalhista, a Medicina do Trabalho da empresa oferece uma série de exames preventivos, análise de fatores de risco e consultas médicas, entre outros. 

Por isso, a Itaipu recomenda o comparecimento ao exame periódico, não apenas como obrigação legal, mas, principalmente, como oportunidade de cuidar e refletir sobre a saúde. A empresa também dispõe do Programa Reviver, que promove ações que incentivam o estilo de vida mais saudável.

Manifestação da doença

No início, o câncer de próstata não apresenta sinais. E quando os sinais começam em 95% dos casos, a doença já está em estágio avançado, o que torna a cura muito mais difícil. A prevenção é a melhor saída.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Fonte: Assessoria

Autor do post