Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Erliquiose canina: diagnóstico precoce e prevenção são essenciais para o controle da doença

  • 18/10/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Erliquiose canina: diagnóstico precoce e prevenção são essenciais para o controle da doença

A erliquiose canina é uma doença infecciosa que afeta animais de todos os portes e idades. Essa doença é transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados, especialmente pelo Rhipicephalus sanguineus, também conhecido como carrapato-marrom-do-cão. A erliquiose é uma das doenças transmitidas por carrapatos mais comuns em cães e pode afetar gravemente a saúde do animal se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

Causa: é causada pela bactéria Ehrlichia canis, que é transmitida para os cães por meio da picada de carrapatos infectados. Quando um carrapato infectado se alimenta do sangue de um cão, ele pode transmitir a bactéria para o hospedeiro canino.

A erliquiose em cães possui 3 fases distintas:

Fase aguda: Geralmente ocorre de uma a três semanas após a picada do carrapato infectado. Nesta fase, os cães podem apresentar alguns sintomas como febre, letargia, falta de apetite, perda de peso, gengivite, sangramento nasal, vômitos e diarreia.

Fase subclínica ou crônica: Em alguns casos, os cães não apresentam sintomas graves e a doença pode entrar em uma fase crônica. Os cães podem parecer saudáveis, mas ainda estão infectados com a bactéria. No entanto, ao longo do tempo, a erliquiose crônica pode levar a complicações mais sérias, como anemia, problemas de coagulação sanguínea e doença renal.

Fase clínica ou crônica avançada: Os cães podem desenvolver sintomas graves, incluindo hemorragias, dificuldades respiratórias, problemas neurológicos, insuficiência renal, inchaço nos membros e outras complicações graves. Se a erliquiose não for tratada, a doença pode ser fatal.

Diagnóstico: É feito por meio de exame de sangue. Os veterinários procuram a presença de anticorpos contra a bactéria Ehrlichia canis ou a própria bactéria em amostras de sangue. Esses testes podem incluir o teste de Imunofluorescência Indireta (IFI) ou o teste de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase).

Tratamento: Envolve o uso de antibióticos que são eficazes na eliminação da bactéria. O tratamento pode durar várias semanas, até meses, dependendo da gravidade da infecção. Em casos graves, pode ser necessário hospitalizar o cão para fornecer suporte médico, como transfusões de sangue para tratar a anemia.

Prevenção: A prevenção é fundamental para evitar a doença. Isso inclui utilização regular de produtos antiparasitários que previnem carrapatos, verificação frequente do cão em busca de carrapatos e remoção segura dos carrapatos quando encontrados.

É importante que qualquer cão com suspeita da doença seja examinado e tratado por um médico veterinário. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o sucesso do tratamento e também para prevenir complicações graves. A erliquiose é uma doença séria, e a prevenção é a melhor maneira de proteger seu cão contra essa infecção transmitida por carrapatos.

Se você suspeita que seu pet pode estar com erliquiose, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU está à disposição para te atender. Marque uma consulta pelo fone (45) 3565-3037. O Hospital fica no Campus da Faculdade UNIGUAÇU na cidade de São Miguel do Iguaçu na Rua Valentim Celeste Palavro, N° 985. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30 até 17h30 e aos sábados das 8h às 12h.

Fonte: Assessoria