Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professora de São Miguel do Iguaçu é finalista do programa Agrinho com projeto sobre sustentabilidade

Ayzíta Milioli desenvolveu com os alunos da escola municipal Osório uma proposta de conscientização e ação sobre o consumo e o descarte de roupas.

  • 13/10/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Costa Oeste News entrevistou a professora Ayzíta Milioli, que representa a escola municipal Osório em São Miguel do Iguaçu, finalista do programa “Agrinho”. O programa é uma iniciativa da FAEP/SENAR que visa promover a educação ambiental e a cidadania entre os estudantes do ensino fundamental.

Ayzíta já representou o município em outra ocasião, foi em 2019, quando fazia parte do Colégio Nossa Senhora de Fátima e trouxe um carro para São Miguel do Iguaçu. O projeto era sobre o que liga o campo à cidade, com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Desta vez, o projeto tem como tema: “Ações que transformam o mundo” e dentro desse tema o nome do projeto é “Sustentabilidade, se essa moda pega”. A ideia surgiu a partir de uma reportagem sobre o Deserto do Atacama, no Chile, onde há toneladas de roupas jogadas fora.

“O que me chamou muito atenção, foram as toneladas e toneladas de roupas jogadas fora. Porque aquela região eles fazem vendas e exportações e importações de roupas usadas e essas roupas elas vão para o mundo inteiro e aquelas roupas selecionadas que não vão para pra venda ela vai pro lixo e esse lixo é no meio do Deserto do Atacama”, contou a professora.

O projeto foi desenvolvido com 19 alunos, entre 8 e 11 anos, que se envolveram em diversas atividades práticas para refletir e mudar seus hábitos de consumo e descarte de roupas. Eles fizeram bolsas ecológicas com camisetas, um varal solidário com roupas e calçados doados, uma exposição de fotos com looks sustentáveis e uma campanha de conscientização na escola e na comunidade.

“Um dos objetivos maiores do projeto é a reflexão, fazer com que eles refletissem dentro do que a gente conhece, refletir, repensar, reciclar, repassar, responsabilizar-se. O mais interessante é quando você inspira outras pessoas e nós tivemos outros varais sendo desenvolvidos na comunidade”, afirmou Ayzíta.

O projeto está entre os 30 finalistas do programa Agrinho, que premiará os três melhores com um carro. A professora está confiante na qualidade do trabalho e na possibilidade de trazer mais um prêmio para São Miguel do Iguaçu.

“Não é por faltar modéstia, mas temos chance, sim. É porque foi muito trabalhado; foi o esforço que nós desenvolvemos dentro da educação. Foi algo dentro do nosso planejamento.” afirmou.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post