Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Outubro Rosa reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher

Em Medianeira, a Secretaria de Saúde definiu a programação e horários de atendimentos nas UBS.

  • 06/10/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Outubro Rosa reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher

Outubro é conhecido como o mês marcado por ações relativas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero, proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo com a redução da mortalidade. 

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do câncer de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. A doença pode ser percebida pela mulher ao tocar as mamas e sentir um caroço, acompanhado ou não de dor. No entanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Ao sentir a presença de alterações na mama é aconselhável procurar ajuda médica.

Em Medianeira, a Secretaria de Saúde definiu a programação e horários de atendimentos nas UBS. Na manhã desta sexta-feira (06), a Coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Renata Aléssio, esteve no Tudo Sob Controle na 92,7 FM, detalhando o que está programado.

Sábado (07), haverá atendimento para mulheres nas UBS Centro, Belo Horizonte, CSU, Parque Independência, Itaipu e Condá, das 08h00 às 12h00.

E no dia 21 de outubro, nas UBS Ipê e Nazaré, o atendimento será das 08h00 às 16h00.

Haverá coleta do exame Papanicolau e encaminhamento para mamografia, conforme a idade. Importante levar documentos como RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência para atualização cadastral.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post