Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Passageira é detida no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu transportando células-tronco

O material foi encontrado durante a inspeção de bagagem de passageiros internacionais.

  • 05/10/2023
  • Foto(s): Receita Federal
  • Policial
Passageira é detida no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu transportando células-tronco

A Operação Fronteira RFB realizou uma apreensão de células-tronco no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 5 de outubro. O material foi encontrado durante a inspeção de bagagem de passageiros que vieram até Foz do Iguaçu por meio de um voo do Chile. A substância estava armazenada em 9 frascos dentro da mala de uma mulher chilena de 38 anos.

Ao identificar o material incomum na bagagem, a Receita Federal contatou um especialista. De acordo com a análise realizada, os frascos guardavam células-tronco de cordão umbilical humano. Este tipo de produto só pode ser transportado no Brasil com a fiscalização adequada e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. 

A passageira responsável pela bagagem alegou que já havia viajado para o Brasil outras vezes e realizado este tipo de transporte anteriormente. Ela ainda informou que estaria levando a substância para um hotel, onde ocorriam as entregas das mercadorias. Os produtos, segundo protocolo, serão encaminhados para a Anvisa.

A Operação Fronteira RFB é uma iniciativa da Receita Federal que visa combater o tráfico de produtos ilegais e contrabando através das fronteiras brasileiras, contribuindo para a segurança pública e a proteção da saúde da população. O transporte deste tipo de mercadoria sem o devido compromisso com as regulamentações é ilegal e pode trazer dano a saúde pública. A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu disponibiliza telefones de contato para denúncias anônimas, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Fonte: Receita Federal

Autor do post